AÇAFRÃO-DAS-ÍNDIAS – CURCUMINA | Riscos – Cuidados

Por: André Duarte | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 29/01/2016

PUBLICIDADE
AÇAFRÃO-DAS-ÍNDIAS - CURCUMINA

 

Os suplementos de curcumina (componente benéfico do açafrão) são os terceiros suplementos dietéticos mais vendidos no mundo, faturando 12 milhões de dólares anuais e subindo a um ritmo de 20% ao ano. Considerando que grande parte da alimentação a base de plantas e seus extratos não possuem efeitos nocivos a saúde, poderíamos dizer que não são esperados efeitos maléficos do consumo de açafrão ou mesmo do seu extrato purificado de curcumina. Na maioria dos casos esta ideia estará correta, no entanto, devemos notar que existem algumas exceções, como é o caso da curcumina.

Em situações normais de saúde e com o uso esporádico de açafrão, dificilmente existirão efeitos nocivos para a saúde, pois estudos determinaram não existir relações negativas do consumo de duas colheres de chá ao dia. No entanto, quando adicionada pimenta preta, que é um potencializador da absorção de curcumina e que pode ser usado para obter uma refeição mais nutritiva e benéfica, existe um aumento de 2000% da biodisponibilidade o que leva a alterações in vitro de fragmentos de DNA. Deste modo deve ser evitado consumo de elevadas doses de suplementos, em especial por parte das grávidas, preferindo sempre o açafrão por ter menores concentrações de curcumina.

- PUBLICIDADE -

Apenas mais um efeito secundário foi documentado até hoje, o aumento do risco de pedras nos rins. O elevado consumo da especiaria, associado aos seus elevados níveis de oxalatos irá provocar uma reação com o cálcio presente no sangue e formar um composto insolúvel, o oxalato de cálcio. Posto isto não é recomendado o consumo elevado de açafrão por pessoas com tendência à formação de pedras nos rins, devendo estas restringir o consumo a não mais de 40-50mg de oxalatos por dia, o que corresponde a uma colher de chá.

Tendo em conta que a quantidade recomendada para obter benefícios significativos é de ¼ da colher de chá por dia, o consumo de açafrão-das-índias não deve ser proibido, mas ser consumido com moderação.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck