ADENOIDITE E HIPERTROFIA DAS ADENÓIDES

Por: Cássia Rocha | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 21/04/2015

PUBLICIDADE
Aumento da adenóide

 

O que é a adenóide?

As adenóides são glândulas compostas por tecido linfóide similar aos linfonodos e as amígdalas, elas estão presentes na infância e tendem a involuir com o decorrer da idade. O tecido linfóide é responsável pela formação dos linfócitos e anticorpos, que são células de defesa responsáveis por combater os micro-organismos que causam infecção. Possuímos duas adenóides que estão localizadas atrás do céu da boca, quando inflamadas caracteriza-se a adenoidite.

O que é adenoidite?

A adenoidite é popularmente conhecida como “adenóide”, porém o termo correto da doença é adenoidite, que nada mais é que a inflamação da adenóide.

Para quê servem as adenóides?

Todos nascemos com duas adenóides. Elas são glândulas de tecido linfoide, localizadas na parte posterior da garganta, onde se encontram o fim da cavidade nasal e o início da faringe.

Em geral elas crescem até os seis anos de idade, começando a regredir por volta dos oito, até desaparecem na idade adulta.

Elas fazem parte do sistema imunológico, e sua função é produzir linfócitos e anticorpos, ajudando na defesa do organismo contra os micro-organismos que entram pelas cavidades nasal e oral.

Quando surge a adenoidite e a hipertrofia e quais os sintomas?

A adenoidite é uma inflamação causada por micro-organismos como  vírus ou bactérias. Geralmente vem acompanhada de inflamação nas amígdalas, a amigdalite.

Caso os episódios de adenoidite/amigdalite ocorram com frequência (adenoidite de repetição), o que é muito comum, as adenóides podem aumentar de tamanho, causando a hipertrofia das adenóides, ou carne esponjosa como é popularmente conhecida.

- PUBLICIDADE -

A criança geralmente reclama de dor de garganta, nariz entupido, dor de ouvido e gânglios inchados e doloridos no pescoço. Com o nariz entupido, a criança fala com uma voz anasalada, respira ruidosamente pela boca e pode roncar. Apneia noturna e sensação de ouvido tampado também são sintomas comuns.

Como não consegue dormir bem, a criança normalmente acaba ficando cansada e irritadiça ao longo do dia.Respiração pela boca

Devido a respiração pela boca, a criança com esse problema pode apresentar alterações na anatomia da face e dos dentes, chamada de fácies adenoideana, que se caracteriza pela face alongada, dentes agrupados, lábio superior curto, dentes incisivos proeminentes e narinas elevadas.

Tratamento e prevenção

Como as adenóides desaparecem com o tempo, mesmo as hipertrofiadas, a cirurgia só é indicada no caso de dificuldades respiratórias graves, especialmente em crianças menores, de três ou quatro anos de idade, que têm muita dificuldade para dormir e apresentam otite (dor de ouvido) média.

A cirurgia chama-se adenoidectomia e é relativamente simples. Muitas vezes aproveita-se para retirar também as amígdalas. A retirada das adenóides não afeta em nada o sistema imunológico.

Para casos mais simples, o médico costuma tentar o tratamento com antibióticos, antialérgicos entre outros medicamentos.

Não há como prevenir a adenoidite, mas é um bom hábito lavar as cavidades nasais com soro fisiológico.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck