ALIMENTOS FUNCIONAIS | O Que é? – Benefícios

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 26/01/2016

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Alimentos Funcionais

 

Provavelmente você já ouvir falar de alimentos funcionais; mas sabe por que eles são chamados assim, em que eles diferem dos alimentos em geral?

A terminologia é moderna, mas o conceito vem de longe. Há cerca de 2.500 anos, o médico e filósofo grego Hipócrates, tido como o pai da Medicina, já afirmava: “que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

E é exatamente isso que os chamados “alimentos funcionais” são: uma fonte de saúde e qualidade de vida. Além de nutrir, podem blindar seu organismo contra uma série de problemas.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, é considerado funcional “o alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte de uma dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”.

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Essa informação se baseia em uma série de estudos e pesquisas que, nos últimos anos, vem comprovando que esse grupo de alimentos é capaz de prevenir ou reduzir o risco de diversas doenças, em especial as doenças crônicas. Nessa lista estão: controle do colesterol e da pressão arterial, diminuição do risco de problemas cardiovasculares e dos sintomas da menopausa e da TPM, fortalecimento do sistema imunológico e redução do risco de alguns tipos de câncer.

Alguns alimentos que já tiveram seus benefícios comprovados são: azeite de oliva, óleo de linhaça; soja e seus derivados; cereais integrais como aveia, centeio, cevada e farelo de trigo; nozes, amêndoas e castanhas; brócolis, couve-flor, espinafre; tomate e seus derivados; cenoura e abóbora; maçã, uva, goiaba e frutas vermelhas; alho e cebola; peixes marinhos como sardinha, atum, salmão e anchova; alho e cebola; e iogurte e leite fermentado.

Mas é bom lembrar que eles sozinhos, não fazem milagre. Para conseguir seus benefícios é necessário consumi-los de maneira regular e associados a uma dieta balanceada que contenha grãos integrais, cereais, legumes, peixes e frutas.



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