ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 01/06/2016

PUBLICIDADE
Alimentos termogênicos

 

Quem vive em guerra com aquelas gordurinhas indesejadas pode ter nos alimentos termogênicos um bom aliado. Ao contrário de outros alimentos, eles precisam de uma ajuda extra na hora da digestão; isso faz com que o metabolismo trabalhe em ritmo acelerado e gaste mais energia. Esse esforço a mais aumenta a temperatura do corpo e facilita a queima de gordura. Quanto mais difícil for a digestão, maior é o poder termogênico do alimento. E não para por aí; além de acelerar o metabolismo e queimar a gordura corporal, a maioria desses alimentos tem ação anti-inflamatória e antioxidante e apresentam outros benefícios como:

  • estimulam a digestão;
  • melhoram a circulação sanguínea;
  • ajudam no tratamento de gripes e tosses;
  • eliminam gases.

Alguns dos principais alimentos termogênicos:

gengibre: conhecido por seu poder medicinal é um poderoso bactericida, antioxidante e anti-inflamatório; versátil e pode ser consumido cru, em forma de chá ou no preparo de pratos. (ver: Gengibre – benefícios para a saúde)

pimenta vermelha: rica em flavonoides e vitamina C, é antioxidante e age no metabolismo da gordura; estimula a produção de endorfina provocando sensação de bem-estar; auxilia no combate da enxaqueca e dores de cabeça crônica.

- PUBLICIDADE -

canela: tem ação estimulante e é um excelente antioxidante; é fonte de fibras, ferro, manganês e cálcio; combate a flatulência e facilita a digestão; o óleo de canela tem ação antifúngica e antibacteriana e é usado em doenças de pele.

chá verde: possui cafeína e catequinas, substâncias que obrigam o organismo a buscar energia nas reservas de gordura; é diurético e ajuda na desintoxicação; rico em tanino diminui as taxas do mau colesterol, fortalece artérias e veiais e auxilia na prevenção de doenças cardíacas.

vinagre de maçã: melhora a eficiência do metabolismo; é rico em pectina, uma fibra solúvel que facilita a digestão de proteínas e gorduras e auxilia na absorção de açúcares.

Contra indicação dos alimentos termogênicos:

Os alimentos termogênicos não devem ser consumidos indiscriminadamente. Quando ingeridos em excesso podem causar tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Esses alimentos também não são recomendados para quem tem hipertireoidismo; nesse caso o metabolismo já é acelerado e o consumo desses alimentos pode provocar perda de massa muscular.

Crianças, gestantes, hipertensos, portadores de cardiopatias e pessoas que tem alergias ou restrição alimentar devem evitar consumir esses alimentos, ou usá-los em pequenas quantidades. Isso porque os termogênicos podem aumentar a pressão arterial e provocar hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. Portanto a regra é não exagerar no consumo diário e, na dúvida, procurar orientação profissional.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck