ANEMIA POR FALTA DE FERRO

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 30/01/2015

PUBLICIDADE
Anemia por falta de ferro

 

O que é anemia?  – A anemia é que quando uma pessoa tem poucas células vermelhas do sangue, também chamadas de hemácias, que são células do sangue que transportam oxigênio. Se você tem muito poucas células vermelhas do sangue, seu corpo não recebe todo o oxigênio que necessita.

Anemia pode acontecer por alguns motivos. A razão mais comum é a falta de ferro. Isso é chamado de “anemia por deficiência de ferro”. A deficiência de ferro pode ser devido:

– Se você perdeu ou vem perdendo sangue (o que pode acontecer lentamente ao longo do tempo, ou, de repente, por causa de uma lesão);
– Se o seu corpo não está absorvendo o ferro dos alimentos;
– Se você não ingere alimentos que contém ferro.

Quais são os sintomas da anemia por deficiência de ferro?  – Muitas pessoas com anemia por deficiência de ferro não têm sintomas. As pessoas que têm sintomas podem ter:

– Cansaço, especialmente se eles tentarem exercer ou subir escadas;
– Dores de cabeça.

Existe um exame para a anemia?  – Sim, o seu médico poderá examinar seu sangue  através de um exame simples chamado “hemograma completo”.

- PUBLICIDADE -

Como a anemia por deficiência de ferro é tratada?  – O primeiro passo para o tratamento é descobrir se a sua anemia é causada pela perda de sangue. Se assim for, o seu médico vai querer saber a causa deste sangramento. Em seguida, irá sugerir maneiras de parar ou diminuir este sangramento.

Nas mulheres, a perda de sangue é muitas vezes está relacionada à menstruação. Nos homens, ou em mulheres que estão na menopausa, a perda de sangue pode ser devido à úlceras de estômago ou problemas intestinais.

Seja qual for a causa da sua anemia, o seu médico poderá tratá-la com medicamentos que contenham ferro. Se a anemia é grave, poderá ser necessário até mesmo a transfusão de sangue.

A maioria das pessoas com anemia por deficiência de ferro precisará de medicamentos que contenham ferro, alimentos com ferro não será suficiente para curar a anemia.

Comprimidos de ferro podem causar efeitos colaterais, como dores de estômago e prisão de ventre (intestino preso). Se você tiver efeitos colaterais, não pare de tomar o ferro. Em vez disso, pergunte ao seu médico o que fazer, ele poderá sugerir formas de reduzir esses efeitos colaterais.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck