ANOREXIA | Causas – Sintomas e Tratamento

Por: Tiago Zenero | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 11/04/2014

PUBLICIDADE
Anorexia

 

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que faz com que o paciente perca peso em excesso, e também traz problemas psicológicos graves. As pessoas com a doença têm um medo intenso de ganhar peso e sempre se enxergam obesas, por mais magras que estejam. Assim, tais indivíduos adotam hábitos para perder peso, como uma dieta exagerada, abuso dos exercícios físicos ou uso de medicamentos como laxantes e diuréticos.

O distúrbio se manifesta principalmente em mulheres jovens, porém a incidência em homens tem aumentado. Os portadores de anorexia nervosa podem chegar a um alto grau de desnutrição e, nesses casos, o índice de mortalidade varia entre 15% e 20%.

Causas e sintomas:Anorexia

As causas exatas da anorexia ainda são desconhecidas, mas há alguns fatores envolvidos, como a genética e hormônios. Outros fatores fundamentais que podem levar ao distúrbio são: pressão da sociedade e da família para emagrecer, formação de um estereótipo pela mídia de um ideal magro, alterações neuroquímicas cerebrais.

Alguns fatores de risco que podem levar o indivíduo a desenvolver o distúrbio no futuro são: busca pela perfeição, principalmente do corpo; preocupação exagerada pelo peso; problemas de alimentação quando bebê e durante a primeira infância; autoimagem negativa; transtorno de ansiedade quando criança.

- PUBLICIDADE -

Já os sintomas incluem: perda exagerada e rápida de peso sem nenhuma justificativa, nos casos mais graves, o índice de massa corpórea (IMC) pode chegar a ser inferior a 17 (o IMC de uma pessoa saudável deve ser entre 18,5 e 24); recusa em participar de refeições familiares, pois alegam que já comeram e que não estão mais com fome; preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos; interrupção do ciclo menstrual para as mulheres; atividade física intensa e exagerada; depressão, síndrome do pânico e comportamentos obsessivo-compulsivos; visão distorcida do próprio corpo, afirmando estar com sobrepeso mesmo com magreza extrema; pele muito seca.

Tratamentos:

O maior desafio da doença é começar o tratamento, porque, para isso, o paciente precisa assumir que possui o distúrbio e dar esse primeiro passo é muito difícil porque eles negam sua magreza extrema. Geralmente, o paciente só toma tal iniciativa quando a anorexia já está em um estado muito grave de evolução.

Após esse primeiro estágio, o objetivo do tratamento é fazer com que o paciente atinja um peso saudável e adquira hábitos alimentares que o manterão em tal peso. Para isso, o ganho de peso deve ser feito devagar e de forma saudável, um ganho de 0,5 a 1,4 kg por semana é considerado um objetivo seguro.

Alguns fatores que podem auxiliam o paciente no tratamento são o aumento das atividades sociais, redução de atividades físicas e ajuda de programas para alimentação. Se o paciente optar, ele pode começar com uma permanência curta em um hospital, para que haja acompanhamento médico e de especialistas.

Se o caso for muito grave, contudo, é necessária uma internação por um tempo prolongado no hospital. Esses casos são quando o paciente: tiver perdido muito peso e estiver abaixo de 70% do peso corporal ideal; apresentar subnutrição grave que coloca a vida em risco, assim, a pessoa pode ser alimentada através de uma veia ou por um tubo de alimentação no estômago; mantiver a perda de peso continuar, mesmo com o tratamento em casa; apresentar problemas cardíacos, confusão ou desenvolvimento de níveis baixos de potássio; tiver depressão grave ou pensar em cometer suicídio.

No geral, o tratamento para a anorexia é muito complicado, exige um tempo longo de recuperação e suporte de amigos e familiares. Contudo, depois de terapia, muitos pacientes conseguem superar e extinguir o distúrbio.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck