ASCARIDÍASE – LOMBRIGA | Sintomas, Tratamento, Prevenção

Por: Clara Isabela Pereira | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 14/09/2012

PUBLICIDADE

Ascaridíase é uma verminose causada pelo Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente como lombriga e que está muito relacionada a fatores socioeconômicos. Considerada a verminose mais frequente no mundo, atinge principalmente áreas com más condições de higiene e saneamento básico. O quadro clínico depende da quantidade de verme que a pessoa ingeriu, podendo apresentar dor abdominal, diarreia, anorexia e vômitos.

Agente etiológico e transmissão:

O agente etiológico é o Ascaris lumbricoides, que infesta o intestino humano, principalmente o jejuno e íleo (regiões do intestino). O homem se infecta quando ingere água ou alimentos contaminados com os ovos do ascaris, que passam pelo estômago e atingem o intestino, liberando a larva. Esta então, penetra no intestino e atinge corrente sanguínea, acometendo fígado, coração e pulmões, aonde permanece nos alvéolos, passam para os brônquios, traqueia, laringe e faringe, quando são deglutidas e atingem novamente o intestino delgado. Nesse estágio, as larvas crescem e se transformam em vermes adultos e liberadores de ovos, que são eliminados juntamente com as fezes, e se inicia um novo ciclo.

Sinais e Sintomas:

- PUBLICIDADE -

O indivíduo geralmente apresenta-se assintomático. Quando sintomático, relata dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. A criança pode ter o estado nutricional comprometido, devido ao fato do verme competir com alguns nutrientes no lúmen intestinal. Quando o paciente está infectado por uma grande quantidade de vermes, pode ocorrer obstrução intestinal (bolo de áscaris).

O verme pode também desenvolver um ciclo pulmonar, causando no paciente tosse seca, broncoespasmo e infiltrados intersticiais ao raio-x de tórax.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito através do exame parasitológico de fezes (EPF) com a identificação dos ovos de áscaris.

Tratamento:

Tem como objetivo matar os vermes adultos, portanto, no paciente que apresenta obstrução intestinal pelo bolo de áscaris deve-se tratar primeiramente com Piperazina 50-100mgkg/dia, durante 2 dias, e óleo mineral 40-60ml/dia, para imobilizar o verme. Se usar inicialmente Albendazol (droga de escolha em casos não complicados) “irrita” o verme, promovendo sua migração para outros lugares. A dose do Albendazol é de 400mg/dia, dose única (para adultos). Contra-indicado em gestantes.

Prevenção:

A prevenção da Ascaridíase é feita através da educação sanitária, saneamento básico adequado, principalmente quanto ao destino para as fezes humanas; tratamento da água potável; preparo adequado e higiênico dos alimentos consumidos e tratamento das pessoas parasitadas.

PUBLICIDADES


2 Comentários para o texto: “ASCARIDÍASE – LOMBRIGA | Sintomas, Tratamento, Prevenção”

  1. Fernanda disse:

    Oi, minha filha tem um ano e tres meses. E ate agora a medica nao receito remedio para vermes.. Queria saber se posso dar algum remedio pra ela e qual seria o indicado para idade dela. Obrigada

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde