AUSÊNCIA DE SUOR – ANIDROSE

Por: Cássia Rocha | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 06/04/2015

PUBLICIDADE

A anidrose é a ausência do suor, por vezes chamado de hipohidrose que é a diminuição do suor, pode ser localizada em uma região corporal ou generalizada. Muitos não sabem, mas ela pode ser perigosa para a saúde. Vamos entender a seguir do que se trata e o que ela pode causar.

Para que existe o suor?

Antes de mais nada, precisamos entender por que suamos. É simples: a sudorese, ou simplesmente o suor, existe para regular a temperatura de nosso corpo, mais precisamente para abaixá-la quando a mesma está excessivamente elevada.

O que acontece quando não suamos?

Quando não suamos, o corpo não se resfria da maneira adequada, podendo levar ao superaquecimento e até mesmo à insolação, condição que pode ser fatal.

Causas

Existem várias causas para a anidrose:

–  hereditariedade;

– uso de certos medicamentos, como alguns para tratamento de pressão alta, incontinência urinária ou náuseas; normalmente a sudorese volta ao normal com a suspensão do medicamento.

- PUBLICIDADE -

– idade – muito comum em idosos, pois o organismo vai perdendo a capacidade de regular a temperatura com o passar dos anos;

–  cicatrizes;

–  queimaduras de terceiro grau.

Mas a causa mais comum costuma ser outra doença de base, que precisa ser bem investigada, pois pode ser desde uma doença de pele (como a psoríase, por exemplo) até graves alterações neurológicas ou hormonais.

Sintomas e tratamento

Além da falta de suor em si, a pessoa pode ter câimbras, tontura e sensação de corpo quente por dentro e gelado por fora. Caso sinta esses sintomas, procure imediatamente um médico.

Caso seja diagnosticada uma doença de base, o médico irá tratar de acordo. Caso seja algo mais simples, algumas medidas podem ajudar, como regular a temperatura do ambiente, utilizar roupas leves, evitar esforço físico e comidas condimentadas. Você deve inclusive tomar essas precauções até falar com o médico caso suspeite estar com anidrose.

Em alguns casos, o profissional pode receitar medicamentos que estimulem a produção de suor.

PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde