AVEIA | Benefícios – Emagrecimento

Por: André Duarte | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 26/01/2016

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Aveia

 

Saciante, saborosa e energética, a aveia é um cereal que usualmente é encontrada à venda em flocos, flocos esses que foram previamente cozidos e prensados.

Uma tijela de papas de aveia é uma excelente maneira de começar o dia, em especial se você sofre de diabetes, colesterol alto ou doenças cardíacas. Este cereal é rico em um tipo de fibra chamada beta-glucano que está demonstrado ser um forte aliado para a redução do colesterol LDL, conhecido como o mau colesterol. Apenas 30 gramas (5 colheres de sopa) deste cereal contém três gramas de fibra, quantidade que reduzirá em até 23% o colesterol sanguíneo em algumas semanas. Esta fibra é também uma grande aliada no controle dos níveis de açúcar.

Pacientes com diabetes tipo 2, a quem foram dadas elevadas quantidades deste tipo de fibra através de flocos ou papas de aveia, mantiveram os níveis de açúcar com muito menos flutuações quando comparados com arroz ou pães refinados.

Contendo cerca de 16g de proteína e 6g de gorduras mono e polinsaturadas por 100g de cereal, a aveia é uma excelente opção na prevenção de doenças cardiovasculares e na manutenção de massa muscular.

E o glúten?

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Para os doentes celíacos a aveia poderá apresentar-se como um problema, no entanto a quantidade de glúten presente na aveia é mais baixa que a encontrada no trigo e, deste modo, caso a doença seja pouco severa é possível incorporar um pouco deste cereal na sua dieta. Sugere-se que faça a introdução deste alimento em uma quantidade muito baixa e vá aumentando gradualmente à medida que existir tolerância, sempre tendo a noção que, dependendo da severidade da doença poderá não ser possível incluí-la na alimentação.

Aveia e Emagrecimento

Apesar de apresentar muitos hidratos de carbono (66g por 100g) estes são hidratos de carbono complexos, ou seja, têm uma absorção lenta no organismo e, aliados com as fibras, ajudam a saciar e a dar níveis de energia constantes ao longo das horas após uma refeição. Pessoas com o objetivo de perder peso não devem ter medo em comer este cereal, pois apesar de ter alguma densidade calórica este também é denso em nutrientes que irão melhorar toda a função digestiva do organismo, evitando assim, o acumular de toxinas e gorduras.

Como consumir?

Podem ser utilizadas como: papas de aveia – batidos – flocos de cereais – bolachas de aveia – misturadas no pão.

Um cereal completo e rico em fibras, proteínas, hidratos de carbono e fitonutrientes que irão dar energia ao seu dia e ao mesmo tempo nutrir o seu corpo.

Dica: Prefira sempre a aveia integral. Além de se tornar mais saciante é menos processada e deste modo nutricionalmente mais rica!



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