AZIA – DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO (DRGE)

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 29/08/2012

PUBLICIDADE

A Doença do Refluxo Gastroesofágico, também conhecida apenas como refluxo e popularmente como azia, é uma patologia decorrente do fluxo retrógrado do conteúdo gástrico até o esôfago. Tal conteúdo é constituído além de alimentos por enzimas e suco gástrico (suco produzido no estômago para digestão dos alimentos) e em contato com o esôfago pode prejudicar sua mucosa, trazendo danos ao paciente.

O problema ocorre porque a mucosa do esôfago não está preparada para receber este tipo de conteúdo ácido, contrário do estômago, que tem a função de produzir suco gástrico e por isso pode suportá-lo.

Os principais sintomas são:

– Pirose: também conhecida como queimação ou azia e ocorre principalmente após as grandes refeições.
– Regurgitação: é a volta do alimento até a cavidade oral.

Pode haver também sintomas menos freqüentes, tais como: disfagia (dificuldade de engolir), hemorragia digestiva, anemia e perda de peso.

As pessoas mais acometidas pela DRGE são os homens idosos e obesos.

Por que ocorre a Doença do Refluxo Gastroesofágico?

Está é uma doença multifatorial, ou seja, tem uma série de fatores envolvidos com o seu acontecimento, sendo alguns deles:

– Relaxamento transitório do esfíncter esofágico inferior, o qual não consegue segurar todo o conteúdo dentro do estômago e por isso este acaba voltando até o esôfago.
– Hipotensão do esfíncter esofágico inferior: devido à baixa pressão exercida pelo esfíncter ele não consegue manter também o conteúdo gástrico e este acaba retornando ao esôfago.

- PUBLICIDADE -

Há ainda uma série de fatores, chamados fatores de risco, que podem desencadear uma DRGE, são eles:

– Idade avançada;
– Sexo (masculino);
– Gestantes;
– Obesos;
– Presença de hérnia hiatal;
– Fatores Genéticos.

Diagnóstico:

O diagnóstico é dado por um médico Gastroenterologista, que quando necessário solicita um exame chamado endoscopia, que colhe pequenos fragmentos da área lesada e então é realizada uma biópsia para verificar se realmente é Doença do Refluxo Gastroesofágico.

Para o diagnóstico é levado em conta os sintomas e o tempo de aparecimento dos mesmos.

Caso seja confirmado diagnóstico de Doença do Refluxo Gastroesofágico é receitado um tratamento específico para cada paciente.

Tratamento:

O tratamento além de incluir uma série de medicamentos, inclui principalmente mudanças comportamentais, sendo elas:

– Suspender tabagismo;
– Suspender ingestão de álcool;
– Redução de peso quando necessário;
– Evitar deitar após as refeições;
– Evitar a ingestão de alimentos gordurosos, doces, achocolatados, café, cítricos e tomate;
– Elevação da cabeceira da cama.

Ao aparecer qualquer sintomas destes citados é importante procurar um médico o mais rápido possível, pois a Doença do Refluxo Gastroesofágico quando tratada pode não trazer nenhum dano ao paciente, mas se não tratada pode gerar grandes prejuízos como estenose do esôfago (estreitamento), úlceras, sangramentos e até elevar o risco de desenvolver um possível câncer de esôfago!

PUBLICIDADES


One Response para o texto: “AZIA – DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO (DRGE)”

  1. paulo disse:

    CONVIVO COM O MEDICAMENTO OMEPRAZOL HÁ MAIS DE 12 ANOS.TOMO UM DIARIO NAS MANHAS EM JEJUM.SE NAO TOMO QUASE MORRO DE TANTA AZIA.JA VOLTEI NO MEDICO E ELE ME DISSE QUE SE O MEDICAMENTO FUNCIONA QUE EU CONTINUASE TOMANDO MAS EU QUERO ME CURAR.EXISTE ALGUM MEDICAMENTO PARA CURAR ISSO?AS VESES TENHO REFLUXO ATE DE AGUA,NAO POSSO TOMAR AGUA PRA DORMIR PQ QUANDO O FAÇO EU ACORDO DE MDRUGADA ME AFOGANDO COM A AGUA E DETALHE..EU ANDO PELA CASA PELO MENOS UNS 30 MINUTOS ANTES DE DEITAR DEPOIS DE TOMAR AGUA NA NOITE.

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde