BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 27/12/2016

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Ganhar mais força física e manter o corpo em forma com músculos definidos e sem aquelas indesejáveis gordurinhas extras; se esse é o seu objetivo, a musculação pode ser o caminho.

Por muito tempo, a musculação esteve associada à imagem do fisiculturismo e à ideia de que a prática não é recomendável para qualquer pessoa. Mito.

A modalidade, que alia peso e repetição de exercícios, trabalha grupos musculares específicos, tem programas individuais e é uma das atividades mais recomendadas por profissionais de saúde exatamente por ser versátil e adaptável aos mais variados objetivos; desde emagrecer e melhorar a estética corporal até prevenir e tratar lesões, além de melhorar a qualidade de vida. Exatamente por isso, tem poucas contraindicações.

A musculação, com programação individual baseada em idade, sexo, histórico de atividade física e objetivo a ser alcançado, não apresenta muitas restrições e pode proporcionar uma série de benefícios à saúde, desde que acompanhada por um profissional de Educação Física especializado na atividade.

Entre os benefícios da prática regular da musculação estão:

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  • maior disposição física e melhora na resistência cardiorrespiratória;
  • eliminação da gordura corporal e aumento da massa muscular;
  • aumento do gasto calórico e perda de peso;
  • maior resistência dos músculos de sustentação dos ossos e melhora da postura;
  • retardo da perda de massa muscular e de força;
  • melhora da coordenação motora, da agilidade e concentração;
  • aumento da autoestima, do bem estar e melhora do sono;
  • prevenção da osteoporose, artrose, diabetes e hipertensão.

Os benefícios da musculação são muitos mas a modalidade também oferece riscos, especialmente quando praticada sem a supervisão de um profissional.

Os maiores problemas ocorrem quando a carga de peso e a intensidade estão acima do recomendado e os exercícios não são realizados com a técnica correta. Nesses casos pode ocorrer fadiga muscular, fraturas e lesões crônicas nas articulações, especialmente nos joelhos, e na coluna.

A musculação, como já dissemos, é uma modalidade versátil e por isso pode ser recomendada a diversos grupos de pessoas, incluindo adolescentes, idosos e portadores de deficiência física. Mas, antes de dar início à prática é bom realizar um check-up com seu médico e uma avaliação do seu atual condicionamento físico. Feito isso, é buscar orientação e acompanhamento de um profissional de Educação Física que deve montar um cronograma de treino de acordo com as suas limitações iniciais e objetivos futuros.



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