BENEFÍCIOS DAS FRUTAS CÍTRICAS PARA A SAÚDE

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 16/02/2016

PUBLICIDADE
Frutas Cítricas

 

Nos dias mais quentes, tudo o que o nosso corpo precisa é refrescar-se e repor líquidos para evitar a desidratação. Uma boa aposta são as frutas cítricas que além de suculentas fazem muito bem à saúde.

Originário de áreas tropicais e subtropicais da Ásia, esse grupo de frutas tem alta concentração de ácido cítrico e vitamina C, além de flavonoides, vitamina A, sais minerais como o potássio, cálcio e magnésio, e fibras.

Quais são as frutas cítricas?

Na lista das cítricas estão: abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, jabuticaba, kiwi, laranja, lima, limão, maracujá, morango, pêssego, tangerina ou mexerica, e uva. Gostosas e refrescantes, elas são uma fonte generosa de benefícios para o nosso organismo.

Benefícios das frutas cítricas:

- PUBLICIDADE -

O consumo regular de frutas cítricas fortalece o sistema imunológico diminuindo o risco de infecções, gripes e resfriados; ajuda a reduzir o colesterol, melhora o funcionamento do intestino; aumenta a absorção de ferro prevenindo doenças como a anemia; auxilia a formação do colágeno; retarda o envelhecimento precoce das células, e beneficia o sistema vascular. As frutas cítricas são antioxidantes e têm propriedades capazes de prevenir doenças, como derrame cerebral, infarto e câncer.

Para tirar proveito de todos os benefícios das frutas cítricas, é melhor consumi-las ao natural, ou em forma de suco, logo após de serem abertas ou descascadas porque a vitamina C perde rapidinho as suas propriedades quando exposta à luz, ar e calor. Recomenda-se o consumo de duas a três porções, todos os dias.

Na hora da compra, escolha as frutas mais suculentas e carnudas, que cedam ligeiramente à pressão do toque. Apesar das cítricas suportarem bem a umidade da geladeira, é melhor consumi-las em até uma semana.

Cuidados com as frutas cítricas:

Atenção, também ao cortar ou descascar essas frutas sob o sol; o ácido cítrico pode causar queimaduras e manchas na pele.

As frutas cítricas, apesar de benéficas, devem ser evitadas por pessoas que sofrem de inflamação no esôfago, azia, gastrite ou refluxo.



PUBLICIDADES


One Response para o texto: “BENEFÍCIOS DAS FRUTAS CÍTRICAS PARA A SAÚDE”

  1. Zizi Navrro disse:

    Matéria muito útil além de gostosa para ser lida. Parabéns

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck