BENEFÍCIOS DE COMER PEIXES

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 15/03/2016

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Comer peixes

 

Quer uma refeição leve, de fácil digestão, saborosa, nutritiva e que faz um bem danado à saúde? Então aposte nos peixes!

O peixe é um alimento é rico em ômega 3, um aliado e tanto da saúde do coração. Esse ácido graxo tem ação antioxidante e reduz a viscosidade do sangue, diminuindo as taxas de triglicérides e os níveis de colesterol. Além disso, reforça o sistema imunológico, previne arritmias e aterosclerose, controla a pressão arterial, e diminui o risco de infarto, diabetes e de algumas doenças degenerativas. E não para por aí, considerada uma gordura benéfica, o ômega 3 também é bom para a memória porque protege a membrana que recobre o cérebro.

O peixe, além de pouco calórico, também é fonte natural de vitaminas (A, B, D e E) e minerais (potássio, cálcio, ferro, iodo, flúor, selênio, entre outros) que mantem a saúde óssea, ajudam no crescimento, fortalecem o sistema nervoso e beneficiam pele, unhas e visão.

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O Ministério da Saúde recomenda o consumo de 100g de peixe pelo menos duas vezes por semana. A quantidade é suficiente para usufruir de todos os benefícios desse alimento e manter o coração saudável. Mas, atenção na hora do preparo. É melhor optar pelas versões assadas, grelhadas ou cozidas; peixe frito ‘ganha’ gordura dispensável.

Todos os peixes, de águas doce ou salgada, contêm ômega 3, todas as vitaminas e minerais; mas os pescados de água fria, como o salmão, atum, sardinha e bacalhau são os campeões.

A melhor opção de consumo é a do produto fresco; mas, mesmo congelado, ele mantem suas características nutricionais. O mesmo acontece com os enlatados que continuam sendo fonte de Ômega 3; nesse caso, escolha o produto conservado em água e sal, mais saudável do que o preparado em óleo.

Cuidados na hora da compra:

  • dê preferência aos peixes que tem escamas e barbatanas pois elas funcionam como uma barreira contra toxinas e metais pesados;
  • para saber se o peixe está realmente fresco ele deve ter cheiro de maresia;
  • a pele deve ter cor viva, homogênea e produzir alguns reflexos;
  • as escamas e a carne devem estar firmes;
  • os olhos devem estar salientes, a córnea transparente e a pupila negra e brilhante.


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