BETACAROTENO | Benefícios e Fontes

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 28/10/2016

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betacaroteno

 

Muita gente quando ouve falar em betacaroteno, imediatamente associa a palavra a um belo bronzeado; tem a ver, mas não é apenas isso. O betacaroteno é um pigmento natural responsável pelas cores fortes e vibrantes de frutas, legumes e verduras; é um grande aliado da boa saúde da pele, mas seus benefícios não param por aí.

Chamado de provitamina, o betacaroteno é um dos produtores naturais de retinol, a conhecida vitamina A. Quando ingerido, esse carotenóide passa por uma transformação e libera retinol sempre que o corpo necessita; cinquenta por cento da vitamina A em nosso organismo vem da ingestão de betacaroteno. E, como se sabe a vitamina A é um poderoso antioxidante que protege as células e neutraliza a ação dos chamados radicais livres, blindando o organismo de algumas doenças e do envelhecimento precoce.

Benefícios do betacaroteno:
– ação antioxidante e combate os radicais livres;
– estimula a produção de colágeno mantendo a tonicidade e elasticidade da pele e a saúde dos ossos;
– contribui na formação de melanina, elemento que determina a pigmentação da pele e protege contra os raios UV;
– ajuda a obter e manter um belo bronzeado;
– essencial para a saúde ocular; protege a córnea, ameniza algumas conjuntivites inflamatórias, melhora o olho seco e reduz a incidência de catarata;
– reforça o sistema imunológico, aumenta as defesas do organismo, diminui a ocorrência de gripes e resfriados e ajuda no bom funcionamento do sistema respiratório;
– reduz o risco de doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, degeneração macular e outras doenças relacionadas à idade.

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As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, beterraba, pimentão vermelho, batata-doce, acerola, mamão, manga, caqui, melancia, morango, goiaba, tangerina, damasco, couve, espinafre e brócolis.

A deficiência de betacaroteno e de vitamina A reduz a imunidade, provoca problemas sérios de visão, entre eles a cegueira noturna, perda de cabelo, enfraquecimento das unhas e irritações na pele. Para detectar se o nível está abaixo do normal, o médico deve solicitar um exame de sangue que faz a dosagem desses elementos no organismo.

Estudos recentes indicam que bastam de 15 mg a 30 mg diários de betacaroteno para garantir seus benefícios. Portanto, adotar uma alimentação saudável, variada e colorida, com porções de legumes, verduras e frutas é a receita certa para gerar a quantidade ideal desse carotenóide e manter o bom funcionamento do organismo.



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