BOMBA DE INSULINA | Indicação – Vantagens – Desvantagens

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 27/08/2015

PUBLICIDADE
Bomba de Insulina

 

O que é uma bomba de insulina?  –  A bomba de insulina é um aparelho cujo tamanho se aproxima de um telefone celular, é conectado na pele (mais precisamente no subcutâneo) através de uma cânula fina, que fornece insulina para o corpo. Algumas pessoas com diabetes utilizam a bomba de insulina ao invés das múltiplas injeções diária.

Como funciona uma bomba de insulina?  –  Uma bomba de insulina libera insulina através de uma cânula que passa sob a pele. As pessoas precisam usar uma pequena agulha (ou um dispositivo que tem uma pequena agulha) para colocar esta cânula sob a pele. Em seguida cobre-se a cânula com um patch, deixando-a por 2 a 3 dias. Após este tempo, a cânula deve ser removida e colocada sob a pele num local diferente.

Se você usar uma bomba, o seu médico irá ajudá-lo a descobrir a quantidade de insulina que você deve obter continuamente durante todo o dia e noite. Isso é chamado de uma taxa “basal”. Então, antes das refeições, você vai programar sua bomba para dar uma maior dose de insulina (chamado de “bolus”). Este montante vai depender do que você planeja para comer e qual o seu nível de açúcar no sangue.

Assim como as pessoas que usam injeções de insulina, as pessoas com uma bomba de insulina precisa verificar o seu nível de açúcar no sangue algumas vezes por dia. Isto normalmente envolve picar um dedo 4 ou mais vezes por dia.

Quem pode usar uma bomba de insulina?  –  Pessoas de todas as idades podem usar uma bomba de insulina. Na maioria das vezes, as bombas de insulina são usadas em pessoas com diabetes tipo 1. Mas cada vez mais, os pacientes com diabetes tipo 2 estão utilizando.

Quais são os benefícios de uma bomba de insulina?  –  Em comparação com injeções de insulina, uma bomba de insulina tem os seguintes benefícios:

- PUBLICIDADE -
  • Não precisará das tradicionais injeções de insulina;
  • Ter mais escolhas sobre quando e o que comer. Nem sempre precisa planejar suas refeições com antecedência, bastando aplicar um “bolus” para cobrir a refeição planejada e as atividades que pretendem fazer;
  • Usando uma bomba de insulina pode ajudar as pessoas a manter os seus níveis de açúcar no sangue sob melhor controle, com menos altos e baixos.

Quais são as desvantagens de uma bomba de insulina?  –  As desvantagens de uma bomba de insulina incluem o seguinte:

  • É preciso tempo para aprender a programar e usar uma bomba de insulina;
  • Se o tubo desliza para fora da pele ou recebe uma torção, não será injetado a insulina. Em seguida, o seu nível de açúcar no sangue pode ficar muito alto, o que pode levar a problemas graves;
  • Bombas de insulina custam bem mais do que injeções de insulina;
  • As pessoas às vezes ganham peso quando utilizam, pois eles têm mais escolhas sobre o que e quando comer.
  • Carregar uma bomba de insulina o tempo todo pode ser incômodo;
  • A área em que o tubo entra na pele pode infectar.

Como as pessoas usar ou levar sua bomba?

As pessoas usam ou carregam a sua bomba de maneiras diferentes. Elas podem colocá-la em sua cintura, calções, cuecas, ou sutiã. Podem mantê-la em seu bolso ou prendê-lo a um cinto.

À noite, as pessoas podem colocar a sua bomba em seus pijamas ou prendê-lo a um cobertor, lençol, ou travesseiro.

A maioria das pessoas pode desconectar sua bomba e tirá-lo por curtos períodos de tempo, cerca de 1 a 2 horas. Dessa forma, não precisam usá-la quando for tomar banho, nadar, ou fazer sexo.

Como faço para decidir se eu deveria mudar para uma bomba de insulina?

Você, seu médico e sua família terão que discutir as vantagens e desvantagens do uso da bomba de insulina para o seu caso.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck