CABELOS BRANCOS | Causas e Prevenção

Por: Tiago Zenero | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 06/07/2014

PUBLICIDADE
Cabelos Brancos

 

A cor do cabelo é determinada por um hormônio: a melanina, a qual é produzida por células específicas da pele, os melanócitos. Assim, quanto mais melanina a pessoa produzir, mas escura será a cor do cabelo. Tal capacidade de produção é determinada geneticamente, assim como quando os melanócitos devem reduzir a produção do hormônio. Outros fatores externos, como desgastes emocionais, estresse e medo também influenciam na produção de melanina e, consequentemente, na descoloração do cabelo. A idade, contudo, é a principal responsável pelos fios grisalhos.

Fatores que levam aos cabelos brancos:

Como a produção de melanina é controlada por fatores genéticos, algumas pessoas envelhecem mais cedo e, consequentemente, apresentam cabelos brancos antes do que outras. Geralmente, os primeiros fios brancos aparecem por volta dos 30 anos de idade nos homens e 35 nas mulheres. Contudo, há jovens com 17 anos que já apresentam cabelos grisalhos ou adultos com 50 que ainda estão com a cabeleira sem sequer um fio branco.

O estresse pode estar ligado à produção de radicais livres, os quais levam ao envelhecimento em geral, inclusive dos cabelos. Tais radicais influenciam a produção de melanina e, portanto, levam ao embranquecimento dos fios de cabelo.

Pessoas louras ou de cabelos mais claros parecem ganhar cabelos brancos mais tarde, mas isso não é verdade. Os fios brancos se escondem mais facilmente entre os fios claros dessas pessoas, dando essa falsa impressão. Na realidade, a genética de quem apresenta cabelos mais escuros, descendentes de africanos ou asiáticos, é que retém melhor a coloração dos fios.

Como os fios ficam brancos?

- PUBLICIDADE -

Uma cabeça humana tem em média 100 mil folículos capilares, da onde crescem os fios de cabelo. Na base de cada folículo existem os queratinócitos, responsáveis por formar o cabelo a partir da queratina, uma proteína incolor, e os melanócitos, os quais enviam a melanina para que os queratinócitos deem cor ao fio de cabelo.

Há duas tonalidades de melanina: a eumelanina, de coloração castanha escura ou preta; e a feomelanina, de cor loura ou ruiva. Elas se combinam em diferentes proporções de acordo com o indivíduo e resultam na tonalidade do fio de cabelo.

Quando o folículo capilar seca, o fio de cabelo cai e, portanto, há a produção de um novo folículo. Assim, acontece a formação de novos queratinócitos e melanócitos a partir de células-tronco que ficam na parte inferior dos folículos. Esse processo se repete toda vez que o folículo seca. Contudo, as células-tronco que dão origem aos melanócitos se desgastam mais do que as que originam os queratinócitos. Por isso, os folículos continuam a produzir os fios de cabelo, mas sem coloração. O cabelo que perdeu a maior parte de sua melanina se torna grisalho, e aquele que perdeu todo o pigmento fica branco.

Tratamento e prevenção:

A melhor maneira de prevenir os fios brancos é evitando situações de estresse e alimentando-se bem, especialmente com uma dieta rica em vitaminas. Apesar de as vitaminas não evitarem o aparecimento dos cabelos brancos, elas podem retardar sua manifestação.

Quanto ao tratamento, é necessário utilizar xampus que ajudem a nutrição celular e a oxigenação das células. É impossível evitar os fios brancos, mas há a opção de colori-los com tonalizantes e tintas específicas.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck