CARCINOMA BASOCELULAR | Câncer de pele

Por: Dra. Ludmila Oliveira Mandello | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 14/06/2012

PUBLICIDADE
Carcinoma basocelular

 

O grande responsável pelo surgimento de cânceres de pele é a radiação ultravioleta (RUV) emitida pelo sol, responsável também pelo bronzeamento, envelhecimento e até queimadura solar.

Os mais comuns cânceres de pele são Carcinoma basocelular e o Carcinoma espinocelular, mas o Melanoma é o mais agressivo. A nossa pele é formada de camadas com várias células distribuídas, o crescimento exagerado de alguma dessas células é que originam o câncer. Este pode iniciar como uma pinta, mancha ou tipo uma verruga.

Carcinoma basocelular (CBC):

É o câncer de pele mais comum (75% de todos os tipos), predomina em homens, brancos, acima dos 40anos, está ligado à quantidade de sol exposta durante toda a vida. É o menos agressivo de todos e raramente da metástase. Mas sua invasão local pode destruir tecidos e até ossos. Origina das células basais da camada epiderme.

Surge principalmente como um nódulo elevado na pele, perolado que pode apresentar pequenas veias no seu interior (telangectasias). Apresenta crescimento progressivo e pode ulcerar como um machucado. Localiza em locais mais expostos ao sol como nariz e canto interno da pálpebra.

- PUBLICIDADE -

Procure imediatamente um dermatologista quando suspeitar de qualquer lesão, pois o melhor diagnóstico é a através da biopsia da lesão. E o tratamento consiste em retirada da lesão quando possível, ou também outros métodos como eletrocoagulação, radioterapia.

Os raios UVA do sol possuem praticamente a mesma intensidade durante o dia e durante o ano todo. Por isso evite se expor ao sol sem proteção, use protetor solar todos os dias mesmo em dias nublados, além de chapéus ou bonés

Perguntas frequentes:

1)      Qual é o melhor protetor solar ?

O melhor seria um protetor que possua foto proteção anti UVA e também UVB, que são as principais radiações solares prejudiciais a sua pele. Assim estará protegida quanto aos cânceres de pele e evitar o foto envelhecimento, prevenindo aquelas ruguinhas a mais.

2)      Qual a proteção devo usar?

O fator proteção varia com a cor da sua pele, ou seja, a pessoa branca clara que ao se expor ao sol sempre se fica vermelha é a que mais precisa de um fator elevado. Lembrando que cânceres de pele acometem mais pessoas de pele branca, mas também pode cometer pessoas negras.

O fator de proteção virá indicado no seu protetor solar como FPS (fator de proteção solar) o ideal é que seja FPS 15 ou mais. Mas somente isso não é necessário, é fundamental reaplicar o protetor a cada 2 horas mesmo em dias chuvosos.

3)      Quando suspeitar se uma pinta é um Câncer de pele?

Leia o texto: QUANDO SUSPEITAR SE UMA PINTA É UM CÂNCER DE PELE?.

 



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck