CAROÇO NA PELE

Por: Lucas Gabriel Coelho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 30/03/2015

PUBLICIDADE

 

Quem nunca acordou e sentiu um leve dolorido pelo corpo e ao observar a área encontrou um caroço? Das mais variadas origens e acompanhados de diferentes sintomas, os caroços são inchaços ou protuberâncias na pele que podem vir acompanhados de dor, colorações diferentes e apresentar coceiras ou inflamações. Muitos são passageiros e não oferecem nenhum risco à saúde, sendo resolvidos com tratamentos fáceis e acessíveis. Alguns caroços podem ser característicos de graves doenças e seu tratamento deve ocorrer o mais precocemente possível para evitar sua progressão.

A primeira dica aqui, seja com o aparecimento de caroços ou qualquer alteração em seu corpo é a visita ao médico. Ninguém melhor que um profissional para lhe auxiliar com o problema, pois haverá um tratamento específico e efetivo, e quanto mais cedo se tratar maiores são as chances de cura.

Observar o seu corpo é outro ponto fundamental, pois muitos caroços aparecem pelo corpo e não apresentam dor, o que dificulta a percepção de seu aparecimento. Olhar em frente ao espelho, passar a mão pelo corpo através do auto exame como o da mama, são atividades que sempre devem acontecer, assim, caroços que poderiam passar desapercebidos poderão ser descobertos.

São muitos os motivos que podem fazer com que apareçam caroços pelo corpo e saber diferenciá-los pode ser o ponto principal para o tratamento correto. Para que você esteja preparado para este problema, fizemos uma lista de alguns tipos de caroços que podem surgir, dos mais simples e passageiros aos mais graves.

VerrugasVerrugas

Um dos mais comuns tipos de caroços que aparecem pelo corpo, as verrugas são características da presença do vírus HPV.  As verrugas precisam de muita atenção pois elas podem se espalhar pelo corpo, uma vez que estamos falando de um vírus. Então a primeira dica é não cutucar ou apertar, pois isso pode fazer com que ela se espalhe para outros lugares. Sempre consulte um médico para que haja o tratamento específico com medicamentos.

FurúnculoFurúnculo

- PUBLICIDADE -

Os furúnculos são inflamações de causa infecciosa nos folículos capilares, que geram dor e vermelhidão no local. Com fácil tratamento, os furúnculos precisam de um tratamento correto e certos cuidados como não espremer, pois caso a infecção do furúnculo caia na corrente sanguínea poderá gerar problemas de grandes proporções. Uma primeira ação para o tratamento do furúnculo é a drenagem dos fluidos do local, que deve ser feita por um profissional da saúde, que após poderá indicar medicamentos para o tratamento.

CistosCisto

Os caroços formados por cistos são aqueles que possuem líquidos em seu interior, podendo ser sangue, pús, conteúdo oleoso (cisto sebáceo) ou outros fluidos. O médico irá indicar o melhor tratamento para o cisto que pode ser realizado de modo cirúrgico ou em alguns casos o paciente tem de conviver com ele pelo resto da vida, fazendo o controle e tratamento com acompanhamento médico.

Câncer de Pele

Câncer de pele

Uma das características de alguns canceres é o aparecimento de caroços. Sem dúvidas é um dos caroços mais preocupantes, mas em muitos casos pode ser o ponto chave para se salvar uma vida pois apenas com o seu aparecimento a pessoa vai ao médico e chega de fato a conhecer a doença. Dos mais variados tipos e apresentando diversos tamanhos, os caroços provenientes de canceres podem ser tratáveis com medicamentos ou cirurgias. O mais importante aqui é o tratamento precoce, uma vez que o câncer tratado ou curado, fará com que os caroços característicos da doença desapareçam. Mais uma vez damos destaque ao auto exame, pois este gesto simples e fácil poderá estar salvando sua própria vida.

Outros Caroços

Além destes tipos de lesões já citadas, outras formas de caroços na pele podem ser: abscessos, lipomas, gânglios (aumento de linfonodos), nevo entre outras.

Conclusão:

Devemos sempre estar atento ao nosso corpo e à todos os sinais que ele apresenta. Os caroços são uma das várias formas que o organismo pode externar uma doença, não ignore o problema ou espere curar sozinho, mesmo que não sinta dor no local sempre procure ajuda médica. Do mesmo modo que pode ser algo simples e passageiro, um caroço pode ser um dos sinais de uma doença mais grave.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck