CASTANHA-DO-PARÁ x COLESTEROL

Por: André Duarte | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 28/03/2016

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A castanha-do-pará (brazil nut em inglês) é um fruto seco, tem como principal produtor e exportador mundial a Bolívia. O desmatamento intensivo das florestas tem levado ao declínio desta espécie em solo brasileiro. Nutricionalmente cada 100 gramas possuem 13 gramas de proteína, 69 gramas de gorduras e 18 gramas de glícidos, sendo que, apesar da elevada concentração de gorduras, estas possuem efeitos bastante benéficos.

Um curioso estudo relacionou o consumo de castanha-do-pará com os níveis de LDL sérico (mau colesterol) em pacientes com excesso de colesterol no sangue. Com uma dieta controlada, 10 pessoas ingeriram zero, duas, quatro e oito castanhas-do-pará, aqueles que consumiram 4 e 8 castanhas tiveram redução nos níveis de LDL, tendo então um efeito mais rápido que os fármacos mais vendidos.

Mais espantoso ainda foi que o efeito de apenas uma única refeição destas castanhas teve a longo do tempo. Após 30 dias, os pacientes tinham mantido os níveis de LDL abaixo do nível a que começaram o estudo.

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Em conclusão, o estudo apontou como sendo uma quantidade ótima o consumo de 4 castanhas-do-pará por dia, visto que além de terem um efeito protetor do ‘’mau colesterol’’ são ricas nas chamadas gorduras boas (monoinsaturadas e polinsaturadas), minerais como cálcio, magnésio e potássio e uma boa fonte de proteínas. No entanto, devemos tomar especial atenção à elevada quantidade de selênio que apesar de ter excelentes efeitos antioxidantes e protetores, poderá trazer alguma toxicidade ao fígado se forem excedidas as quantidades diárias aqui recomendadas.

O mais empolgante é que tendo um potencial efeito semelhante aos fármacos vendidos, esta poderá ser uma das maneiras de diminuir o consumo de fármacos que tem extensas listas de efeitos secundários, no entanto ainda não existem recomendações médicas que nos possibilitem recomendar apenas o consumo destas castanhas, em detrimento dos medicamentos.

 

Referência:

A Single Consumption of High Amounts of the Brazil Nuts Improves Lipid Profile of Healthy Volunteers



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