CINETOSE | Enjôo de Movimento, Viagens, Mar

Por: Dra. Natália dos Santos Rocha | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 08/11/2012

PUBLICIDADE
Cinetose

 

É um conjunto de sinais e sintomas provocados por movimentos repetitivos que não são habituais como o balançar do navio, avião, carros e até passeios a cavalo. E uma sensação de náusea e vômito que ocorre por uma estimulação de receptores no labirinto. Acomete tanto adultos quanto crianças, entretanto é mais comum em crianças do sexo feminino.

Cinetose pode ocorrer por estímulos visuais como ver uma estrada em movimento, má-ventilação com presença de fumaça ou monóxido de carbono, e por emoções como medo e ansiedade.

Os sinais e sintomas são:

Mal estar, náuseas, vômitos, tontura, fraqueza, bocejos, dor de cabeça, palidez, sudorese, excesso de saliva (hipersalicação), cansaço, dificuldade para ler ou ver televisão, visão borrada e raciocínio lento.

- PUBLICIDADE -

Cinetose x Labirintite:

Muitas pessoas confundem a cinetose com labirintite. Porém, não é mesma coisa. A labirintite apresenta sintomas parecidos, mas é causada por um processo inflamatório que afeta o labirinto, estrutura que está dentro do ouvido. A cinetose é apenas uma perturbação do órgão de equilíbrio, e não uma inflamação.

Cuidados:

Para cuidar de uma pessoa que se encontre nessa situação devemos minimizar a exposição aos fatores de risco, melhorar a ventilação para essa pessoa e colocar o paciente semideitado em viagens. Existe tratamento farmacológico, porém deve ser indicado pelo seu médico de confiança!



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck