CLAREAMENTO DOS DENTES | Tipos – Resultados – Efeitos Colaterais

Por: Tiago Zenero | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 20/10/2015

PUBLICIDADE
Clareamento dos dentes

 

O desgaste dos dentes e a cor amarelada podem causar muito desconforto para algumas pessoas. Uma solução viável para alguns pacientes é realizar o clareamento dos dentes para, assim, sentirem-se mais confiantes na hora de tirar uma foto ou simplesmente para dar um sorriso.

É importante ressaltar, porém, que o clareamento dos dentes não é um procedimento médico, portanto, não resulta em dentes saudáveis. Por outro lado, traz dentes mais brancos e satisfação pessoal para o paciente.

Tipos de clareamento dos dentes

Existem dois tipos de clareamento que podem ser utilizados pelos pacientes: o clareamento de consultório ou o caseiro. O processo pode ser feito no consultório do profissional ou na própria casa do paciente, com um kit que o dentista pode disponibilizar com produtos químicos utilizados para clarear os dentes.

Nesse processo de clareamento, o dentista frequentemente combina peróxido de hidrogênio ou carbamida com um laser ou luz para obter um resultado mais rápido. O concentrado do produto usado para esse procedimento é geralmente mais forte do que o utilizado em outros métodos, porque o dentista pode controlar o uso e evitar a aplicação em excesso.

Para quem prefira realizar o tratamento em casa, o dentista deve fazer um molde personalizado que encaixe nos dentes do paciente. Esses kits geralmente utilizam menor concentração do produto clareador do que um processo com acompanhamento no consultório e o dentista deverá recomendar quantas vezes aplicar o medicamento e por quanto tempo utilizar.

Resultados obtidos

O clareamento dentário é recomendado para dentes amarelados; pacientes com dentes marrons devem obter algum resultado do tratamento, mas não o branqueamento completo; já quem apresenta os dentes acinzentados não devem ter um resultado eficiente. Os dentes que já passaram por tratamento de “canal” e encontram-se escurecidos, normalmente, o mais indicado é o clareamento interno, onde o cirurgião dentista irá inserir o produto clareador no interior deste dente e só assim conseguirá um resultado melhor.

- PUBLICIDADE -

O branqueamento também pode não funcionar se o dente tiver passado por algum processo de preenchimento. O produto clareador não afetará a cor desses materiais e eles vão se destacar caso o paciente clareie o resto de seus dentes. Mesmo sendo um procedimento simples, é importante sempre conversar com o dentista antes do uso de clareamentos, especialmente se o paciente apresentar algum tipo de preenchimento dentário, coroas, ou manchas muito escuras.

Efeitos colaterais do clareamento dos dentes

Clarear os dentes pode trazer alguns efeitos colaterais. Os dentes podem se tornar mais sensíveis ao utilizar a solução de branqueamento; porém, a sensibilidade geralmente desaparece após o término do tratamento. Um suporte que não se encaixe de forma adequada nos dentes pode machucar as gengivas.

É importante ressaltar que o clareamento não é permanente. Os dentes lentamente devem perder o brilho e voltar à coloração amarelada. Algumas escolhas de estilo de vida, tais como beber café ou fumar, irão acelerar o processo de perda do brilho e da brancura dos dentes.

Crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes com dentes escurecidos podem ter uma autoimagem negativa que tende em resultar em um comportamento insalubre. Clareamento dos dentes pode ajudá-los com esse problema.

Geralmente, em crianças e adolescentes, dentes manchados ou descoloridos são resultado de: uma lesão ou infecção; fluorose, ou seja, excesso do uso de flúor; uso excessivo de antibiótico tetraciclina.

Se a criança ainda apresenta dentes de leite, o clareamento não é recomendado, pois pode resultar em dentes com diferentes tons de branco. Isso é porque a espessura do esmalte é diferente entre os dentes de leite e os permanentes. As cores podem também mudar quando os dentes permanentes substituírem completamente os de leite.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck