COLÁGENO | O que é? – Alimentos que contém o Colágeno

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 08/08/2016

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Colágeno

 

Quem imagina que o colágeno é apenas mais um ‘ingrediente’ que enriquece cremes de combatem à flacidez da pele, se engana.

O que é o Colágeno?

O colágeno é uma proteína que desempenha função de extrema importância para nosso organismo. É ele que mantem as células unidas, fortalece todos os tecidos e nos mantem em pé. O colágeno pode ser comparado a uma espécie de cola que garante a firmeza das estruturas que não são sustentadas pelos ossos.

Constituído principalmente de aminoácidos, é o elemento fibroso que representa entre 25% e 30% da quantidade total de proteínas presentes no nosso corpo.

O colágeno é responsável pela firmeza e elasticidade da pele, por manter saudáveis unhas e cabelos, e é fundamental para as cartilagens, tendões e ligamentos, onde funciona como uma espécie de lubrificante das articulações. Ele também aparece em diversos outros órgãos e nos ossos e dentes.

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O colágeno, aliado à vitamina C, é produzido, em abundância, pelo próprio organismo. A má notícia é que a partir dos 30 anos essa produção diminui cerca de 1% a cada ano e o processo natural de envelhecimento começa a se tornar mais evidente. A pele vai ficando mais flácida, as articulações e os ossos mais frágeis e tem início a perda de massa muscular. Outros fatores que aceleram esse processo são: tabagismo, estresse, insônia, má hidratação e alimentação errada.

Para combater esses efeitos, a reposição de colágeno deve ser feita através de uma alimentação equilibrada, colorida, variada e rica em vitaminas, em especial a vitamina C. A prática de exercícios físicos regulares é, também, essencial para manter a massa muscular.

Alimentos que contém Colágeno:

Alimentos de origem animal, como carnes, ovos, frango e peixes são excelentes fontes de proteínas e de colágeno. Outra é a gelatina, que é feita a partir da extração do colágeno bovino. Seu consumo regular fornece aminoácidos importantes para a manutenção dos ossos e a regeneração das articulações.

Há ainda no mercado produtos e suplementos de colágeno – em cápsulas e em pó, que devem ser consumidos apenas com orientação profissional, seja do nutricionista, do dermatologista ou do ortopedista.



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