COLESTEROL ALTO | HDL e LDL – Informações e Dúvidas

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 10/11/2015

PUBLICIDADE
alimentos colesterol

 

O que é o Colesterol?  – São substâncias químicas produzidas pelo organismo e que se encontram em circulação no sangue, o colesterol é composto por gorduras e esteroides, sendo de fundamental importância para a formação da membrana celular (membrana que envolve as células do nosso corpo) e de hormônios como a testosterona e o estrogênio. Para nos mantermos vivos é fundamental que tenhamos níveis de colesterol circulante no sangue, porém, alguns indivíduos têm altos níveis desta substância, o que se torna prejudicial à saúde.

O que é o colesterol total? 

É a soma de LDL (colesterol de baixa densidade), HDL (colesterol de alta densidade), VLDL (densidade muito baixa) e IDL (densidade intermediária).

A maior parte do colesterol é produzida no fígado (cerca de 80%), o restante vem da alimentação. Os principais  alimentos ricos em colesterol são: carnes, peixes, produtos lácteos, entre outros, enquanto os alimentos de origem vegetal não contêm o colesterol.

TIPOS DE COLESTEROL

Colesterol LDL:

É o colesterol ruim (colesterol de baixa densidade), é ele que irá se depositar nos vasos sanguíneos formando as placas de gordura no interior do vaso causando obstrução do fluxo sanguíneo.

Então, pessoas com LDL alto têm um maior risco de ataque cardíaco, derrames e outros problemas de saúde.

Colesterol HDL:

É o bom colesterol (colesterol de alta densidade), é ele que remove o LDL da parede dos vasos e ajuda a eliminar o mau colesterol através do fígado.

Desta forma, o ideal é que tenhamos um bom equilíbrio entre esses 2 tipos de colesterol, tendo como ideal altos níveis de HDL e baixos níveis de LDL.

Quais as medidas devo seguir para aumentar o colesterol HDL?

Exercício físico, perda de peso (caso esteja acima do peso), parar de fumar e substituir o consumo de gorduras saturas para as monoinsaturada.

- PUBLICIDADE -

Meu colesterol está alto, quais os meus riscos?

Quando o colesterol está aumentado no sangue, ele começa a se depositar na parede de todos os vasos sanguíneos (artérias e veias) do nosso corpo, obstruindo a passagem do sangue e prejudicando o órgão afetado. Supondo que o colesterol se deposite nas artérias coronárias (artérias que nutrem o coração) e obstrua o sangue, não teremos oxigênio ou outros nutrientes chegando ao coração para que ele continue contraindo. Neste caso teremos o infarto ou “ataque cardíaco”, onde uma área do coração irá morrer e se tornará incapaz de se contrair.

O colesterol aumentado é apenas uma das muitas causas que podem aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames. Outros fatores que aumentam o risco incluem:

Tabagismo: o hábito de fumar;
Hipertensão arterial (pressão alta);
– História familiar (pai que teve infarto antes dos 55 anos ou mãe antes dos 65 anos de idade);
– Homem (pois o estrogênio na mulher tem efeito protetor nos vasos sanguíneos e coração);
– Idade avançada.

Com tudo isso, ter apenas o colesterol alto sem os outros fatores de risco citados acima faz com que o portador de colesterol alto tenha baixo risco para infarto ou derrame. Na presença de outros fatores de risco, o colesterol alto pode elevar muito o risco cardiovascular e levar a sérios danos à saúde.

Tenho que tomar medicamento para tratar o colesterol alto?

O seu médico irá avaliar a necessidade do uso de medicamentos de acordo com os níveis de colesterol e o risco cardiovascular que você possui. Normalmente níveis de colesterol pouco alterado podem ser controlados com dieta e exercícios físicos, podendo retornar aos níveis normais somente com a mudança no estilo de vida.

Caso seu médico veja a necessidade de uso de medicamentos, os mais utilizados são as estatinas tendo como seu principal representante a sinvastatina.



PUBLICIDADES


2 Comentários para o texto: “COLESTEROL ALTO | HDL e LDL – Informações e Dúvidas”

  1. vanderleia belarmino disse:

    minha filha esta com o colesterol total em 197 mg/dl,me preocupei e o triglicerideos em 165mg/dl e ela só tem 7 anos alguém sabe melhor desse assunto? por favor me escreva obrigada

  2. ernesto disse:

    Texto claro e objetivo!!! parabens eduardo!!

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck