COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES | Exame do Colesterol

Por: Clara Isabela Pereira | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 08/03/2013

PUBLICIDADE

Como é feito o exame?

A análise do colesterol é realizada a partir de uma amostra de sangue.

Por que é importante fazer o exame do colesterol?

O exame do colesterol tem como objetivo verificar a quantidade de colesterol presente no organismo se tem muito “colesterol ruim” (LDL), o que pode ser um fator de risco para infarto cardíaco.

O que é o colesterol?

O colesterol é uma substância fundamental para a formação das membranas das células do corpo, para a síntese de hormônios, para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para a formação de mielina e para metabolização de algumas vitaminas. O colesterol pode ser produzido pelo corpo, principalmente pelo fígado, ou pode ser adquirido através da alimentação. O colesterol é uma substância gordurosa e para alcançar os tecidos através da corrente sanguínea, ele necessita de alguns transportadores.

O HDL é considerado o colesterol bom porque ele remove o colesterol dos tecidos para ser eliminado, o LDL é o “colesterol ruim” porque é ele quem transporta o colesterol para o sangue, e o VLDL transporta mais triglicerídeos do que colesterol.

Quais são os valores ideais do exame?

O colesterol HDL deve estar acima de 40mg/dl, enquanto o LDL deve estar abaixo de 199mg/dl.

O que fazer para aumentar os valores do HDL?

- PUBLICIDADE -

O HDL tem efeito protetor ao coração, porque ele impede o acúmulo de gordura na parede das artérias. Quando apresenta um baixo valor, a pessoa tem maior chance de ter doença cardiovascular. Quando é necessário aumentar os níveis desse tipo de colesterol, deve diminuir o açúcar e a gordura da dieta, e aumentar o consumo de alimentos que contém gordura vegetal, como abacate, nozes, azeitona. Alimentos que contém ômega 3,6,e 9 podem aumentar o HDL e diminuir o LDL, como salmão, sardinha e atum, devendo ser consumidos 3 vezes por semana. A prática regular de exercícios também é um importante fator para aumentar esses valores.

O que deve ser feito para abaixar os valores do LDL?

É recomendada a prática de exercícios regulares e uma mudança na dieta, preconizando uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, carnes magras, peixes e pobre em gordura.

Quais os riscos de se ter níveis de colesterol elevados?

Os riscos de se ter colesterol aumentado é em relação aos níveis do colesterol LDL, que é considerado o colesterol ruim. Com o aumento desse colesterol, placas de gordura vão se acumulando na parede das artérias, aumentando o risco do paciente desenvolver doenças cardiovasculares.

O que é o colesterol total?

É a soma do colesterol HDL, LDL, VLDL e IDL. É considerado normal quando apresenta valor menor que 200mg/dl.

PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde