COLONOSCOPIA | Entenda o Exame

Por: Dr. Leandro Moreira | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 27/08/2012

PUBLICIDADE
Colonoscopia

 

O QUE É A COLONOSCOPIA?

É um exame visual do reto e do cólon (intestino grosso), sendo realizado pelo colonoscópio (tubo flexível com uma pequena câmera na extremidade). Dessa forma o médico pode visualizar o interior do reto e do cólon.

MOTIVO PRA REALIZAR O PROCEDIMENTO:

Para examinar, diagnosticar e tratar problemas no intestino grosso.

– Determinar a causa de dor abdominal;
– Interromper hemorragia intestinal;
– Determinar a causa de sangramento retal ou uma alteração em hábitos intestinais;
– Detectar pólipos no cólon (intestino grosso) e câncer de cólon;
– Obter amostras de tecido para exames;
– Monitorar a resposta ao tratamento se você tiver doença intestinal.

O EXAME PODE COMPLICAR? As complicações são raras, mas pode acontecer hemorragia (sangramento) e perfuração do intestino.

Alguns fatores podem aumentar o risco de complicações como doenças renais, cardíacas ou doença inflamatória intestinal preexistente; tratamento com medicamentos que possuem propriedades anticoagulantes (medicamentos que “afinam” o sangue); cirurgia abdominal anterior ou tratamentos por radiação.

ANTES DO PROCEDIMENTO:

O seu médico fará uma exame físico, colherá uma história de saúde e o uso de medicamentos. 

Para facilitar a visualização do intestino grosso o mesmo deve ser limpo antes do procedimento, pois as fezes dificultam a visualização. Fazemos o preparo do colón com dieta rica em gorduras, facilitando a saída das fezes ou utilizando laxante, que amolecem as fezes ou até mesmo o uso de enema, que é uma substância introduzida no reto que estimula a evacuação. Independente da técnica utilizada pra preparo do colón, todas possui como finalidade o esvaziamento dos intestinos pra melhorar a visualização da parte interna do órgão. O preparo do colón é considerado desagradável pela maioria dos pacientes.

Preparação para seu procedimento:

- PUBLICIDADE -

Converse com o seu médico sobre o uso de medicamentos, alguns são suspensos antes do procedimento. Na véspera, faça uma refeição leve, respeite o tempo máximo que o médico estabeleceu pra fazer a última refeição noturna. Use roupas confortáveis no dia do procedimento. Não se esquecer do acompanhante pra levar e buscar o paciente quando for realizar o exame, o médico pode sedá-lo para diminuir o desconforto.

Descrição do procedimento:

Você deitará no lado esquerdo com os joelhos flexionados e em direção ao tórax. O colonoscópio será inserido lentamente pelo reto até o intestino. O colonoscópio injetará ar no cólon. Uma pequena câmera de vídeo acoplada permitirá que o médico veja o revestimento interno do cólon em uma tela. O médico continuará inserindo o instrumento através do intestino e avaliará o revestimento interno. Durante o procedimento, pode ser obtida uma amostra de tecido.

O procedimento geralmente dura menos de 1 hora, a maioria das pessoas relata algum desconforto quando o instrumento é inserido. Você pode sentir cólicas, espasmos musculares ou dor abdominal inferior durante o procedimento. Você também pode sentir vontade de evacuar. Informe ao médico se sentir dor intensa.

Depois do procedimento, dores com gases e cólicas são comuns. Essas dores devem passar com a eliminação de gases.

Após o procedimento:

Se algum tecido for removido, será enviado para um laboratório para que seja examinado, sendo que os resultados podem demorar de 1 a 2 semanas. O médico geralmente fornecerá um relatório inicial após o instrumento ter sido removido. Após os primeiros dias do procedimento, uma pequena quantidade de sangramento poderá ocorrer.

Quando você retornar para casa após o procedimento, não se esquecer das orientações do médico, que podem incluir: retomar os medicamentos como instruído, retomar a sua dieta normal, a não ser quer orientado de forma diferente pelo médico. O sedativo o deixará tonto, então evite dirigir, operar máquinas, o melhor a fazer é descansar durante o restante do dia.

Entre em contato com seu médico:

Se ocorrer um dos seguintes casos: Sangramento pelo reto avise o seu médico se a quantidade de sangue for igual ou superior a uma colher de chá cheia; dor abdominal intensa ou abdome duro e inchado; sinais de infecção como febre ou calafrios; incapacidade de eliminar gases ou fezes; náusea ou vômito intenso.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck