CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO FETAL

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 01/04/2013

PUBLICIDADE
Desenvolvimento fetal

 

As principais mudanças no crescimento e desenvolvimento de um ser ocorrem ainda antes do nascimento e envolve a transformação do embrião em feto, o surgimento de um sistema nervoso e de um comportamento in útero, além de gerar nos pais alterações psicológicas.
O feto está exposto a uma série de influências, como as ambientais e sociais, por exemplo, desnutrição materna, uso de drogas, como álcool e tabaco ou mesmo drogas ilícitas, e ainda traumas psicológicos.

A partir da nona semana de gestação o embrião deixa de ser assim chamado e passa a ser feto, quando já se desenvolveram todos os principais sistemas do corpo, porém de forma rudimentar. Com esta idade gestacional, o recém formado feto pesa 9 g e mede cerca de 5 cm de comprimento.

– Transformações neurológicas: surgimento do sistema nervoso.Desenvolvimento do feto

A partir da terceira semana de gestação inicia-se o desenvolvimento da estrutura que futuramente dará origem ao sistema nervoso e ao final do período embrionário já está formado o sistema nervoso, ainda de forma grosseira, e com o rápido desenvolvimento durante a gestação, ao nascimento o cérebro está completamente formado.

- PUBLICIDADE -

– Desenvolvimento comportamental:

Durante a passagem de embrião para feto iniciam-se as contrações musculares e logo após, ao redor de 14 semanas, aparecem os movimentos de respiração e deglutição. (O feto não respira no interior do útero, porém os movimentos respiratórios já estão presentes).

Ao redor de 26 semanas de gestação, o feto já consegue abrir os olhos e se movimentar, e ao terceiro trimestre de gestação é possível perceber que ele responde aos estímulos externos, com o aumento de sua freqüência cardíaca e também movimentos corporais.

Alterações na movimentação fetal são observadas através da ingestão de certos medicamentos, aparecimento repentino de um som exagerado e também pela dieta materna aumentando, por exemplo, a movimentação com a ingestão de cafeína.

– Alterações psicológicas nos pais:

As mudanças psicológicas ocorrem nos pais logo após saberem que estão à espera de um bebê, havendo um misto de sensações e dúvidas, sendo normais os sentimentos ambivalentes: a alegria de gerar um bebê e o receio das modificações no estilo de vida que serão necessárias, porém após a visualização do feto por ultra-sonografia ou mesmo pela percepção dos movimentos fetais, surge um sentimento de preocupação com a saúde de seu bebê e o desejo de que este seja saudável, e a espera pelo momento do parto parece ser infinita, momento este em que surgem novas e novas preocupações!



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck