DEGENERAÇÃO MACULAR

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 16/02/2017

PUBLICIDADE

 

Visão embaçada, cores desbotadas, dificuldade para ler letras pequenas; esses são alguns dos sintomas da degeneração macular. A mácula é parte da retina responsável pela qualidade da visão de detalhes, quando ela vai perdendo essa função, letras e objetos são vistos com distorções e as cores parecem mais opacas. Isso ocorre devido à chamada degeneração macular.

A Degeneração Macular tem cura?

A degeneração macular é uma doença incurável e diretamente relacionada ao envelhecimento. Ela afeta o centro do campo de visão e provoca perda visual tanto de perto quanto de longe, mas sem afetar a visão periférica ou lateral. A doença atinge os dois olhos, mas, em geral, um deles é mais afetado do que o outro.

Tipos de Degeneração Macular:

Há dois tipos mais comuns de degeneração macular: a seca e a úmida.

A degeneração macular seca, também chamada de atrófica, é a mais comum e tem como causa o envelhecimento natural dos tecidos da mácula, ou seja há a degeneração do centro da retina. Ela ocorre em cerca de 80% dos casos e provoca a perda gradual da visão.

Já a degeneração macular úmida, também conhecida como hemorrágica ou exsudativa, é mais agressiva, rápida e grave. Nesse caso, vasos sanguíneos anormais crescem no fundo do olho, formam uma membrana sob a retina, liberam líquido e sangue, e deixam a visão turva com imagens distorcidas. Esse tipo de degeneração macular pode provocar a perda total da visão.

- PUBLICIDADE -

Sintomas da Degeneração Macular:

De início, os principais sintomas da degeneração macular são discretos e muitas vezes, apenas um dos olhos apresenta problema enquanto que o outro mantem a visão preservada por muito tempo. Mas, com o avanço da doença há a percepção de manchas no centro da visão, as cores parecem desbotadas, palavras de textos ficam borradas, linhas retas se tornam distorcidas e há dificuldade de adaptação a ambientes com pouca iluminação.

Os primeiros sintomas da degeneração macular podem ser detectados através de exames oftalmológicos específicos. Por tratar-se de doença degenerativa, a visita regular ao Oftalmologista é essencial para prevenir seu avanço e a consequente perda de visão. O uso de óculos escuros de qualidade comprovada tem, também, importância relevante uma vez que os raios ultravioletas estão diretamente ligados ao desenvolvimento da doença.

Causas da Degeneração Macular:

A medicina ainda não consegue especificar uma causa precisa para o surgimento da doença, mas sabe que há alguns fatores que influenciam e aceleram a degeneração macular.

Entre esses fatores de risco estão:



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck