DENGUE HEMORRÁGICA | Sinais de Alerta

Por: Dr. Leandro Moreira | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 19/04/2012

PUBLICIDADE
Dengue sinais de alerta

 

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A doença pode se apresentar de forma assintomática (passando despercebida) ou até em formas graves com sangramentos, choque e óbito.

A idéia deste texto é fazer com que o leitor identifique os sinais de gravidade da Dengue para que possa procurar rapidamente um atendimento médico.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica:

A dengue clássica apresenta-se geralmente com:

– Febre
Dor no corpo
– Cefaléia (dor de cabeça)
– Artralgias (dor nas articulações)
– Dor retrorbitária (dor a trás dos olhos)
– Raramente mata

A dengue hemorrágica (é a forma mais severa da doença), os sintomas iniciais da dengue hemorrágica são semelhantes da dengue comum, porém na forma hemorrágica temos um aumento do hematócrito (o hematócrito é visto no hemograma), isto nos mostra a saída de líquido do sangue, o que chamamos de hemoconcentração (o sangue fica mais concentrado). Para evitar a hemoconcentração em um caso de dengue o médico sempre deve recomendar uma boa hidratação em casa, porém em casos de desidratação maior está indicado o uso de soro fisiológico na veia.

Ocorrendo a hemoconcentração (dengue hemorrágica) ou uma grande queda das plaquetas, alguns sinais de gravidade ou alerta irão aparecer, o paciente deve sempre estar atento à estes sinais e sintomas para que possa procurar um atendimento médico o mais rápido possível, são eles:

Sinais de Alerta:

- PUBLICIDADE -

Dor abdominal fortes e contínua
– Vômitos persistentes
Pele pálida, fria e úmida
– Sangramento pelo nariz, boca e gengiva
– Sonolência, agitação e confusão mental
– Sede excessiva e boca seca
– Pulso rápido e fraco
– Manchas vermelhas na pele (exantema)
– Dificuldade respiratória
– Perda de consciência

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.

Se você possui os sintomas descritos, procure um pronto atendimento médico com certa urgência, pois o médico irá te avaliar e classificar em qual grupo você se enquadra, iniciando as orientações e/ou tratamento para a dengue.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck