DEPENDÊNCIA QUÍMICA – O USO DE DROGAS

Por: Dr. Gilberto Ribeiro Leite | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 17/05/2012

PUBLICIDADE
Drogas

 

Qualquer substância psicoativa, ou seja, qualquer droga que altere o comportamento e que possa causar dependência. A dependência se caracteriza por o indivíduo sentir que a droga é tão necessária em sua vida quanto alimento, água, repouso, segurança… quando não o é! Naõ há limite nitido entre uso, abuso e dependência de substâncias que modificam o estado mental.

A Organização Mundial de Saúde reconhece as dependências químicas como doenças. Uma doença é uma alteração da estrutura e funcionamento normal da pessoa, que lhe seja prejudicial. Por definição, como o diabete ou a pressão alta, a doença da dependência não é culpa do dependente; o paciente somente pode ser responsabilizado por não querer o tratamento, se for o caso. Dependência química não é simplesmente “falta de vergonha na cara” ou um problema moral.

Causas:

- PUBLICIDADE -

As dependências químicas não têm uma causa única, mas sim, o produto de vários fatores que atuam ao mesmo tempo, sendo que, às vezes, uns são mais predominantes naquele paciente específico que outras. No entanto, sempre há mais de uma causa.

Tratamento:

Dependente, se aceitar e realmente se engajar no tratamento, pode viver muito bem sem a droga e sem as consequências da dependência ativa. É importante notar que qualquer avanço em termos de recuperação depende de um real e sincero desejo do paciente: ninguém “trata” o dependente se ele não quiser se tratar.

UMA DOENÇA FAMILIAR: O convívio com o dependente faz com que os familiares adoeçam emocionalmente, sendo necessário que o familiar também se trate, e, ao mesmo tempo, receba orientações a respeito de como lidar com o dependente, como lidar com seus sentimentos em relação ao dependente, o que fazer o que não fazer, e sobre como proteger a si e aos demais membros da família de problemas emocionais causados pela doença do dependente.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck