DEPRESSÃO | Sinais e Sintomas – Tratamento

Por: Dr. Gilberto Ribeiro Leite | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 13/04/2013

PUBLICIDADE
Depressão

 

É muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade e em casos crônicos como fraqueza ou falha de caráter. A pessoa deprimida ou com predisposição, às vezes com uma chateação corriqueira, pode ser nocauteada e cair num abismo sem fim ou então, ser mais resistente, mas numa crise brava também vai pro abismo. Na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral. Embora muitas pessoas achem que depressão é frescura, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor.

Na depressão a dopamina, serotonina e outras substâncias químicas como a noradrenalina, ácido gama-aminobutírico e acetilcolina ficam alterados desorganizando o estado de humor, as emoções, capacidade mental e o bem estar geral do organismo.

Sinais e Sintomas:

- PUBLICIDADE -

Após um período de tristeza a pessoa esmorece e fica “isolada do mundo”. Não sente vontade de reagir, não acha graça em nada, se sente angustiada, sem energia, chora à toa, tem dificuldade para começar uma tarefa, dificuldade em terminar o que começou persistência de pensamentos negativos e um mal-estar generalizado: indisposição, dores pelo corpo, insônia ou sonolência, alterações no apetite, falta de memória, concentração, vulnerabilidade, fraqueza, taquicardia, dores de cabeça, suores ou outros sintomas físicos que joga a pessoa pra baixo.

Tratamento:

Como qualquer outra doença física, o tratamento da depressão será feito após uma avaliação física e psíquica por um médico psiquiatra. O tratamento inclui o aconselhamento psiquiátrico e os remédios antidepressivos, que regulam a química cerebral. Além da medicação é importante à psicoterapia, a força de vontade do paciente de correr atrás dos seus sonhos (objetivo), o auxílio da família, dos amigos e de um grupo de ajuda. Quanto mais amparado o paciente estiver, melhor será o processo de cura.



PUBLICIDADES


2 Comentários para o texto: “DEPRESSÃO | Sinais e Sintomas – Tratamento”

  1. maria auxiliadora disse:

    o que é psicopatia e qual os sintomas de um psicopata,obrigada pela ajuda.

  2. joilma disse:

    minha mãe tem depressão há 2 anos e por isso sofremos muito

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck