DERMATITE SEBORREICA

Por: Lucas Gabriel Coelho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 26/03/2015

PUBLICIDADE
Dermatite Seborreica

 

Você já viu falar da dermatite seborreica? Popularmente só chamada de Seborreia, este problema acomete a pele e o couro cabeludo, causando queda de cabelo e trazendo uma série de problemas que envolvem a auto estima. A dermatite seborreica é uma condição crônica, é uma inflamação da pele associada a seborreia pois há uma produção de óleos. Ela se manifesta com mais frequência em recém nascidos de até 3 meses de idade mas também ocorre em adultos e idosos.

A maioria das pessoas sempre associam a seborreia apenas ao couro cabeludo, com a presença de machucados e muita caspa, porém ela também pode surgir em todo o corpo, principalmente em áreas como nariz, orelhas e face, devido a maior oleosidade nessas regiões.

Além do problema em si da seborreia, ela traz outras consequências como a redução da auto estima. A doença pode apresentar vários níveis, podendo ser leve, moderada ou grave. Em certos casos pode afetar o corpo inteiro onde a principal característica é a vermelhidão por toda pele. Como características próprias da doença, temos a descamação da pele e a produção de caspa, o que faz a pessoa passar por constrangimento social, levando muitos indivíduos a evitarem o convívio com outras pessoas. A doença ainda traz características devido à alta produção de óleo, como cabelos grudados, o que passa a impressão de sujeira além de causar muitas coceiras ao ponto de atrapalhar as atividades diárias.

Sintomas

A produção de óleo no corpo se dá pelo excesso de  produção das glândulas sebáceas, acarretando a seborreia. Essa condição é genética e por ser crônica não tem cura, porém é tratável com mudanças de hábitos e uso de produtos específicos.

Podemos identificar a doença por diversas características como vermelhidão, coceiras, descamação da pele e muitas vezes associada a queda de cabelo, onde muitos homens sofrem com esse problema e não tratam como uma doença.

- PUBLICIDADE -

A doença além de ser hereditária pode ser desencadeada pelo estresse físico e emocional, falta de sono e muitas vezes com mudanças do clima, principalmente o frio onde temos o aparecimento das caspas. Diferente do que muitas pessoas imaginariam, no frio estamos mais propícios a evolução da doença, já que as temperaturas dos banhos aumentam e há o uso de gorros e bonés, o que faz aumentar a temperatura na região da cabeça.

Mitos

Muitas pessoas evitam usar capacetes, bonés e pentes de pessoas que tem caspas. Sempre devemos tomar cuidados, porém esse preconceito com quem tem caspas é totalmente falso, uma vez que a doença como já dito é hereditária e não é transmissível de uma pessoa para a outra.

Tratamento

Por ser um problema comum e que acomete muitas pessoas, a indústria da seborreia, camuflada na simples denominação caspa, é altamente difundida na mídia, fazendo com que encontremos produtos para o tratamento nas prateleiras de qualquer supermercado, porém vale ressaltar que os xampus e condicionadores que oferecem uma solução para esse problema podem ajudar na condição, mas apenas nos casos mais leves.

Pessoas que sofrem com caspa e tem o diagnóstico de Dermatite Seborreica precisam procurar um especialista ou dermatologista para fazer uma avaliação, somente assim terá a indicação de produtos mais adequados. A importância de um profissional é muito importante para que haja o tratamento correto da doença, uma vez que os produtos anunciados pela televisão apenas maquiam o problema, gerando uma verdadeira bola de neve, aumentando cada vez mais e piorando a situação. Então procurar um médico o quanto antes é fundamental para saber qual medicamento comprar na farmácia, pois a negligência ou obedecer as regras estipuladas pela mídia fará que seu problema aumente, acarretando em alguns casos até a queda de cabelo.

Fotos

Separamos alguma fotos da Dermatite Seborreica – FOTOS DE DERMATITE SEBORREICA



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck