DIETA LOW CARB – Baixa quantidade de carboidratos

Por: Dra. Caroline Picolli | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 27/08/2015

PUBLICIDADE
Dieta Low Carb

 

Muito se ouve falar sobre dietas e seus benefícios. Atualmente, um dos assuntos em pauta é sobre dietas ricas em proteínas e pobres em carboidratos, denominadas “low carb”. Esse tipo de dieta visa uma grande perda de peso em um curto período de tempo.

 Qual a importância do carboidrato para o nosso organismo? Será que podemos mesmo restringi-lo da nossa alimentação sem que isso cause nenhum dano à saúde?

O carboidrato é o tipo de macro nutriente responsável pelo fornecimento de energia ao organismo, sendo o seu consumo indispensável para o funcionamento do sistema nervoso, formação do glicogênio e formação de células. Podendo ser classificados como simples, encontrados em alimentos mais doces ou como complexos, encontrados em alimentos menos doces.

- PUBLICIDADE -

Os carboidratos simples são rapidamente absorvidos pelo organismo e enviados para a corrente sanguínea, promovendo “picos de glicemia” e produzindo mais rapidamente a sensação de fome. Já os carboidratos complexos são encontrados em alimentos mais ricos em fibras e são absorvidos por um período mais lento, demorando mais para chegarem à corrente sanguínea, produzindo, então, uma maior sensação de saciedade.

No caso de pessoas com Diabetes Mellitus ou pessoas que buscam a perda de peso, por exemplo, indica-se uma substituição de carboidratos simples por carboidratos complexos na dieta, garantindo assim, o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico que fornecerão a energia necessária, porém sem picos glicêmicos relevantes e com a saciedade por um período prolongado.

Tendo em vista a importância deste macro nutriente para a saúde, a diferença entre os seus 2 tipos e os danos que a sua ausência traz ao organismo, nota-se que não há necessidade de seguir uma dieta isenta de carboidratos, mas sim consumir este tipo de nutriente em alimentos, quantidades e períodos adequados, de acordo com as necessidades de cada indivíduo.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck