DOAÇÃO DE SANGUE | Seja Doador

Por: Lucas Gabriel Coelho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 17/05/2015

PUBLICIDADE
Doar sangue

 

Há muitas maneiras de demostrar o seu amor ao próximo, mas uma das formas mais nobres em que podemos ajudar até quem nunca vimos na vida, é a doação de sangue. Doar sangue além de uma bela atitude é uma necessidade, uma vez que todos os dias milhares de pessoas fazem o uso de reservas de sangue com os tratamentos transfusionais.

A transfusão de sangue é a forma de fornecer o sangue necessário para que o paciente se mantenha vivo, seja por motivos de doenças hematológicas, alguns tipos de cânceres ou no decorrer de cirurgias.

Todos os dias temos grandes procuras por sangue mas infelizmente a quantidade nos bancos hematológicos não é suficiente, causando grande déficit, o que acarreta muitas mortes em nosso país. Para tentar diminuir a mortalidade por falta de sangue, pacientes com cirurgias marcadas são convidados a convocar amigos e familiares para a doação, seja para seu próprio uso na cirurgia ou para aumentar as reservas dos bancos de sangue, onde as prioridades para seu uso são para casos de maior necessidade.

Quem pode doar sangue?

Qualquer pessoa é bem vinda a se tornar um doador, cabendo a ela ir a um centro de especialidade ou fazer a coleta em hospitais autorizados. Um ponto importante é que muitas cidades não têm nenhum ponto para coleta, o que causa um grande empecilho para a doação, onde quem deseja fazer a doação tem de se deslocar a uma cidade mais próxima que possua suporte tanto para coleta quanto para o armazenamento do sangue.

Infelizmente nem todas as pessoas podem doar sangue, baseada em regras estipuladas pelo Ministério da Saúde, existe uma triagem para que possa avaliar o candidato a doação. Começando pela idade, o mínimo exigido é que o doador tenha mais de 16 anos, enquanto quem tem 70 anos ou mais não pode mais doar. Outra exigência é o peso, onde o doador deve possuir mais de 50 quilos.

- PUBLICIDADE -

Existem grupos de pessoas que não podem fazer a doação, como grávidas, usuários de mediamentos específicos, pessoas com hipertensão ou hipotensão, anêmicos, pessoas que estejam febris, quem fez uma doação de sangue há menos de 6 meses, além de haver uma lista de prazos referente a quantidade mínima de dias ou meses necessários para pessoas que tiveram doenças ou realizaram cirurgias. Existem também um grupo de pessoas que nunca poderão ser doadores, como portadores do vírus HIV, transplantados e pessoas que já apresentaram doença de chagas, malária ou hepatite.

Existem 8 tipos de sangue, com as denominações A, B, AB, O e suas devidas variações, entre positivo e negativo.

Como doar sangue?

O processo de doação é fácil e rápido, o doador deve se encaminhar a um centro de coletas onde irá preencher uma ficha básica, após o candidato passará por um primeiro exame que irá avaliar as condições de saúde, analisando se a coleta poderá ser feita. Após aprovado o doador passará pela triagem, onde responderá a um profissional se pertence a um grupo de risco (exemplo: usuário de drogas, prática sexual…). Após a triagem acontece a retirada do sangue, onde são coletados em média 450 ml de sangue de cada doador. Após a coleta, o paciente recebe um pacote com alguns alimentos, para que possa se alimentar e evitar algum mal estar após a doação. Após todo o procedimento, o doador tem direito de continuar descansando no centro de coleta ou ir para a casa.

Um ponto interessante para quem doa sangue é o direito reservado por lei de faltar no emprego no dia da doação. Assim quem doa terá um dia inteiro para se recuperar e evitar algum mal estar no trabalho.

Doar sangue antes de qualquer coisa é uma necessidade, pois todos os dias pacientes necessitam de doações, situação essa, que os colocam em risco, caso haja a falta de sangue. Separe um dia a cada 6 meses, que é o tempo mínimo entre uma doação e outra. Fazer a doação é muito importante, pois você poderá estar salvando vidas, então organize sua semana para esta prática tão nobre, que faz bem para o corpo e para a alma.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck