DOENÇA CELÍACA | Sintomas e Tratamento

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 24/03/2012

PUBLICIDADE
Doença celíaca

 

O que é doença celíaca? A doença celíaca é uma desordem orgânica causada pelo sistema imune, onde há dificuldade na digestão de alimentos que contenham a proteína glúten, em consequência disso, haverá atrofia das vilosidades intestinais e mal absorção intestinal (diarréia).

 

 

A gliadina é uma fração do glúten, ela não é digerida e é absorvida diretamente no intestino. Quando absorvida ela é exposta ao organismo e determina uma resposta inflamatória, o que vai levar ao achatamento das vilosidades e o doente terá diarréia crônica.

Qual é a faixa etária mais comum do início da doença celíaca? 6 a 24 meses, mas pode ser feito o diagnóstico em qualquer idade.

O doente celíaco é geneticamente predisposto e ele tem o gatilho que é o glúten. Por isso que se for possível fugir um pouco de algumas farinhas quando a criança é muito pequena eu tenho uma chance menor de abrir os sintomas muito precocemente. Se a criança abre o quadro da doença celíaca com 6 meses ela vai desnutrir muito, abrindo o quadro mais tarde a chance de desnutrição é menor.

SINTOMAS:

Os sintomas clássicos são os gastrointestinais como diarréia crônica (+ que 14 dias) e dor abdominal. O celíaco pode ter as mais diversas manifestações possíveis como por ex: criança com comportamento autista, anemia que não melhora com o tratamento, amenorréia (ausência da menstruação), infertilidade, alteração do esmalte dentário entre outras.

- PUBLICIDADE -

Em até 10% dos casos de doença celíaca o doente tem deficiência de IgA (imunoglobulina) associada, tendo assim infecção de repetição como otite, sinusite.

DIAGNÓSTICO:

Esses doentes irão produzir anticorpos contra gliadina e outras estruturas teciduais. O melhor a ser solicitado é o Anticorpos anti-transglutaminase tecidual (TTG), ele é o melhor marcador sorológico para doença celíaca, o inconveniente é o alto custo.

Então inicialmente o médico deve solicitar o exame de sangue para a triagem:

< 2 anos: Anti gliadina IgG e IgA

> 2 anos: Anti Transglutaminase

Os exames acima sendo positivos, devo confirmar o diagnóstico através de uma biópsia intestinal (duodeno), através de endoscopia digestiva alta.

TRATAMENTO:

Deve ser retirado totalmente o  glúten da alimentação, todos os alimentos e derivados de trigo, centeio, malte, cevada e aveia.

Derivados trigo, centeio, malte, cevada e aveia:

Macarrão, pão, cereais e pastéis 
Muitos molhos, pastas e condimentos

O doente que não segue a dieta tem uma chance maior de evoluir com neoplasia. A anti transglutaminase diminui com a dieta.

Alimentos indicados:

Os alimentos que não contêm glúten incluem:

– Frutas e vegetais
– Arroz, batata, milho e soja
– Farinhas, massas e outros produtos feitos somente a partir dos ingredientes acima

 



PUBLICIDADES


One Response para o texto: “DOENÇA CELÍACA | Sintomas e Tratamento”

  1. viviani disse:

    quando o celíaco faz o exame transglutaminase para controle e da negativo o que
    significa

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck