DORES NA BARRIGA E SUAS CAUSAS

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 30/03/2014

PUBLICIDADE
Dor na Barriga

 

Quando o assunto é saúde o único fato é que se deve dar a máxima atenção possível. Toda dor é sinal de um desequilíbrio no organismo, ou seja, se ela aparece, significa que algo está errado em alguma parte do corpo. É muito comum se falar de dores abdominal ou, coloquialmente, dores na região da barriga. Elas são tão frequentes porque a região abdominal concentra uma grande quantidade de órgãos, sendo que qualquer desarranjo em qualquer um deles pode representar uma dor nessa região. Além do mais, os órgãos localizados na cavidade pélvica, quando com algum problema, também podem ocasionar dores na barriga.


O complicado das dores na barriga é que as inervações dos órgãos dessa região, ao mandarem a informação da dor ao cérebro, a mandam de forma bastante semelhante, tornando difícil para o paciente a identificação do local exato em que ela acontece. Dessa forma, qualquer problema em um dos órgãos localizados na região abdominal ou pélvica gera uma dor semelhante, geralmente no centro do abdome. Apenas quando a complicação acontece nos rins, nos ovários, no apêndice ou nas vesículas é que a dor ocorre de forma mais lateral.
Justamente por essa dificuldade em distinguir o local exato da dor, quando ela ocorre deve-se atentar a outras características, como intensidade, se ocorre em forma de cólica, de queimação ou de pontada e, ainda, qual a duração média dessa dor, se é constante ou intermitente e se têm outros sintomas associados, como vômito ou diarreia, por exemplo. Caso essa dor venha a ocorrer por um longo período de tempo, ela merece uma atenção maior, principalmente quando associada a vômitos, febre e prostração.

- PUBLICIDADE -

Algumas causas de dores na barriga e suas características:

Gastrite e úlcera péptica: geralmente é percebida por uma queimação na região superior do abdome. É um tipo de dor que ocorre também quando o estômago está vazio e tem intensidade variável.
Hepatite aguda: dor causada por inflamação no fígado. Geralmente há presença de icterícia.
Colecistite e pedras na vesícula: no caso da presença de pedras na vesícula, a dor apenas aparece quando o ducto de drenagem do órgão é obstruído. É uma cólica, que irradia da região abdominal para as costas e para o ombro direito. Quando a cólica surge mais forte e acompanhada de vômitos geralmente ocorre uma colecistite.
Pancreatite aguda: bastante comum em pessoas que abusam no consumo do álcool. A dor aparece na região superior do abdome. Dura vários dias e seu quadro piora com alimentação.
Cálculos renais: é caracterizado por dor intensa na região lombar. Costuma também causar dor nas laterais do abdome.

Também pode causar dor abdominal problemas como apendicite, diverticulite, infecção intestinal e cólicas menstruais, sendo que em todos os casos o mais importante é a procura de um médico, caso haja persistência dos sintomas.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck