ESTRESSE E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Por: Carla Ciriani Pedroso | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 06/11/2012

PUBLICIDADE
Estresse

 

Atualmente a palavra estresse está presente na vida das pessoas, cada vez mais urbanas, que cada vez possuem menos tempo e mais problemas, os quais necessitam a resolução de forma mais rápida possível. O termo estresse já muito utilizado pelas pessoas como sinônimo de alguma coisa que está preocupando o indivíduo, seja de forma momentânea ou prolongada.

Podemos perceber isso principalmente quando o emprego de uma pessoa está em risco, precisa-se produzir ao máximo e mostrar resultados de forma ágil e segura. Na medicina podemos definir estresse como diversas reações fisiológicas do organismo exageradas, em intensidade e/ou duração, podendo desequilibrar o indivíduo. É uma atitude de adaptação perante as novas situações vividas por uma determinada pessoa.

- PUBLICIDADE -

Ao ativar o sistema nervoso central, mediante novas situações resultantes de modificações emocionais decorrentes do estresse, o organismo humano produz reações autonômicas,
endócrinas e comportamentais. Em situações prolongadas ou recorrentes, doenças como hipertensão arterial podem surgir. A integração das respostas fisiológicas do estresse emocional é desencadeada pelo hipotálamo, o qual ao ser inibido pelo estresse aumenta a frequencia cardíaca e pressão arterial em testes realizados com ratos.

Pode-se dividir o estresse em 3 fases: alarme, resistência e esgotamento. Após a terceira fase (esgotamento), pode-se observar o surgimento de úlceras, hipertensão arterial, artrites e lesões miocárdicas, doenças consideradas sérias. Outra forma possível de classificar o estresse tem dois tipos básicos: agudo e crônico. A maioria das pessoas é afetada pelo crônico, uma vez que se apresenta de forma constante, porém de forma suave. Já a forma aguda da doença possui tempo de duração mais curto e maior intensidade, com causas traumáticas e passageiras, como a depressão após a morte de uma pessoa próxima.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck