EXCESSO DE EXERCÍCIO FÍSICO – OVERTRAINING

Por: Cássia Rocha | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 02/04/2015

PUBLICIDADE
Excesso de exercício

 

Do lado oposto do sedentarismo está o overtraining, que é o excesso de exercícios físicos. Ele acontece principalmente entre os praticantes de musculação e de corrida, que muitas vezes desejam resultados rápidos. Mas nada em excesso é benéfico, e muitos ainda não entendem como é possível que algo que deveria ser bom para o corpo pode também fazer mal.

Como acontece

Uma pessoa mal informada acredita que treinar horas todos os dias fará com que seus músculos apareçam mais rapidamente. Ledo engano. É necessário um tempo de descanso entre os treinos para que o corpo se recupere e os músculos cresçam.

Quando a pessoa não permite que esse intervalo aconteça e começa a exercitar-se demasiadamente, mais do que seu corpo pode se recuperar, algumas consequências aparecem, caracterizando o overtraining.

Características

Quando ocorre o overtraining, a maior parte dessas consequências aparece, ou mesmo todas elas:

– Lesões musculares (acompanhadas ou não de dor);
– Cansaço;
– Fraturas;
– Ruptura de tendão;
– Irritabilidade;
– Tendinite;
– Perda de rendimento;
Dor de cabeça;
– Insônia;
– Perda de apetite;
Ansiedade.

- PUBLICIDADE -

Como tratar

É importante que a pessoa entenda que seu corpo precisa de um tempo para se recuperar, do contrário o efeito será o oposto do desejado. Os músculos podem não aparecer ou até mesmo diminuir. Para que isso não aconteça, é importante seguir essas medidas:

Descanso:

O ideal é que se dê um dia de descanso entre os treinos, e que se os grupos musculares sejam alternados. Ou seja, se os braços foram exercitados hoje, no próximo treino serão as pernas.

Alimentação:

É importante ter uma alimentação balanceada, que contemple todos os grupos alimentares, e nunca exercitar-se com fome. Se possível, tenha o acompanhamento de um nutricionista.

Sono:

Dormir bem é essencial. Durante o sono o corpo tem a chance de se recuperar dos exercícios.

Acompanhamento psicológico:

Em alguns casos pode ser necessário o acompanhamento de um psicólogo, para que a pessoa entenda que está prejudicando seu corpo. Alguns casos mais graves de overtraining podem levar até mesmo à depressão.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck