EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE | Benefícios

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 04/02/2016

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O sedentarismo é um dos grandes inimigos da boa saúde e um dos responsáveis por uma série de doenças; entre elas, obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes. É também uma das maiores causas de mortes no mundo. Por outro lado, a prática frequente de exercícios físicos é uma das melhores aliadas para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

Mesmo assim tem gente que só de ouvir a palavra ‘exercício’ já muda de humor; ou de assunto, desfilando uma série de desculpas; e, nessa lista a “falta de tempo” é imbatível.

Se você se encaixa nesse grupo, que tal mudar de atitude e começar a se exercitar? Basta uma dose de força de vontade inicial e um pouco de disciplina para usufruir os benefícios. Ainda não se animou?

Benefícios do exercício físico:

E se você soubesse que a atividade física ajuda a perder e controlar peso, diminui a ansiedade e o estresse, eleva a autoestima, ajuda a combater o mau colesterol, previne problemas cardíacos, aumenta a resistência muscular e o metabolismo de cálcio fortalecendo os ossos, melhora a qualidade do sono, além de produzir serotonina, o hormônio do prazer e bem-estar.

Andar, correr, pedalar, nadar, dançar; são várias as opções, dentro e fora de academias. E bastam de 30 a 40 minutos, de 3 a 4 vezes por semana para manter o corpo em forma e saudável.

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Cuidados antes de iniciar uma atividade física:

Antes de começar a se exercitar, é bom passar por uma avaliação médica e checar que se está tudo ok. E não deixe de se alimentar antes do exercício; frutas, sucos, cereais em barra ou biscoitos de água e sal são fontes de energia essenciais para ter disposição. Beber água durante a prática também é indispensável para manter a hidratação do corpo. Ah, e não esqueça o alongamento. Além de evitar lesões, ele aumenta a flexibilidade do corpo, a amplitude dos movimentos e melhora os resultados da atividade.

Outras formas de se exercitar:

Se frequentar academia realmente não se encaixa em sua agenda diária, ainda há algumas alternativas. Uma delas é dispensar o elevador e subir alguns lances de escadas ao chegar em casa ou ao trabalho. Outra é deixar o carro na garagem e caminhar até a padaria, a farmácia ou ao supermercado. Ou então, descer do ônibus um ponto antes e seguir a pé até seu destino, passear com o cachorro ou brincar com as crianças. São mudanças de hábitos simples que só trazem benefícios. Vale para todas as idades e nunca é tarde para começar; afinal, exercício físico deixa o corpo em forma e faz um bem danado à saúde.



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