FEBRE REUMÁTICA | O que é? Quais seus Sintomas?

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 22/11/2012

PUBLICIDADE
Febre reumática

 

A febre reumática é uma doença inflamatória sistêmica, sendo uma seqüela tardia de uma infecção de vias aéreas superiores (faringoamigdalite) causada pelas bactérias Streptococcus pyogenes.

Os comprometimentos preferenciais são:

    – Coração;
    – Articulações;
    – Tecido subcutâneo;
    Pele;
    – Sistema Nervoso Central.

    Tal patologia ocorre geralmente entre crianças e jovens, tendo seu pico de incidência entre 05 e 15 anos de idade, sendo rara ocorrer antes dos 03 anos. É mais comum acometer pessoas com baixo nível sócio-econômico e aglomerados populacionais.

    A febre reumática ocorre cerca de 01 a 04 semanas após uma infecção de garganta não tratada, ou mal tratada com antibióticos, devido a uma reação auto-imune, que na tentativa do organismo humano eliminar a bactéria presente ele produz anticorpos que atacam o próprio organismo, já que a bactéria produz um tipo de proteína muito parecida com a proteína presente em alguns tecidos que compõem os órgãos, e isso acaba “confundindo” o próprio organismo.

    Sinais e Sintomas:

    Os principais sintomas presentes são febre e artrite, além de sintomas gerais.

    - PUBLICIDADE -

    Pode haver poliartrite, que é o sintoma mais comum e precoce. Esta é assimétrica e migratória, ou seja, quando há artrite em uma articulação de um membro, direito por exemplo, e no esquerdo não, sendo que os pacientes referem que a “dor anda”, passando de uma articulação para outra e sendo auto-limitada, com duração de cerca de 01 a 05 dias em cada uma, não causando deformidades nem evolução para artropatia crônica.

    O mais grave é ocorrer inflamação do coração, a cardite, que é determinante para um bom prognóstico ou não. É mais comum em crianças pré-escolares e pode durar até 02 meses, causando sopro cardíaco.

    Pode ocorrer também valvulopatia reumática crônica, que é a doença cardiovascular adquirida mais freqüente entre adolescentes e adultos, sendo a principal causa de óbito por doença cardíaca em menores de 40 anos de idade.

    É comum haver também eritema marginatum (rash cutâneas que são lesões e manchas avermelhadas que acometem principalmente o tronco, não são dolorosas e também tem caráter migratório), nódulos subcutâneos (são firmes, indolores, solitários ou numerosos e variam de 0,5 a 2,0 cm) e Coréia de Sydenham, que aparece cerca de 01 a 06 meses após o início da febre reumática, quando os outros sintomas já desapareceram e se caracteriza por movimentos involuntários e bruscos nas extremidades e na face, que desaparece com o sono e a sedação e piora com o estresse emocional. Acomete mais jovens do sexo feminino entre 05 e 15 anos de idade e é característica de febre reumática.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck