FEBRE REUMÁTICA

Por: Clara Isabela Pereira | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 05/10/2012

PUBLICIDADE
Febre reumática

 

A Febre Reumática é uma complicação inflamatória tardia, não supurativa, de uma infecção das vias aéreas superiores causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A. A febre reumática é o resultado de resposta imune anormal do hospedeiro, que já é geneticamente suscetível a infecção estreptocócica. Alguns fatores como a condição socioeconômica, a idade, estação do ano e a urbanização, influem no aparecimento da doença.

Sinais e Sintomas:

A infecção estreptocócica ocorre principalmente entre 5 e 15 anos de idade, e após 1 a 3 semanas da infecção, começam as manifestações clínicas da febre reumática.

Inicialmente o paciente pode apresentar febre, sudorese, palidez, taquicardia, anorexia e adinamia. O surto da doença dura de 8 a 14 semanas.

O comprometimento articular é o mais frequente, e ocorre na primeira semana. O paciente apresente artrite poliarticular em grandes articulações, migratória, que desaparece espontaneamente, sem deixar sequelas. Cada articulação fica comprometida geralmente durante 3 dias e o quadro de artrite dura de 1 a 3 semanas. A dor é muito intensa, mas responde bem ao tratamento feito com salicilatos.

O comprometimento cardíaco ocorre em 40 a 50% dos pacientes, com mais frequência nos pacientes jovens e o endocárdio é a região mais acometida, porém, pode acometer os três folhetos cardíacos. A endocardite pode ser assintomática ou se manifestar com sopro cardíaco.

A Coréia de Sydenham é uma síndrome neurológica que se manifesta com movimentos involuntários rápidos, arrítmicos e incoordenados, que se agravam durante o exame e desaparecem durante o sono. Pode ocorrer disartria, dificuldade de concentração e de escrita, voz arrastada e distúrbios neuropsiquiátricos. É autolimitada e dura de 2 a 3 meses.

- PUBLICIDADE -

O eritema marginado e nódulos subcutâneos são raros e aparecem geralmente nos pacientes que tem surtos recorrentes.

Exames complementares:

Alguns exames auxiliam na comprovação do processo inflamatório e outros na determinação da infecção estreptocócica. Pode ser solicitado:

– Hemograma;
– Velocidade de hemossedimentação;
– Proteína C reativa;
– Alfa1-glicoproteína ácida;
– Anticorpos antiestreptocócicos;
– Cultura de orofaringe;
Eletrocardiograma.

Diagnóstico:

O diagnóstico é difícil devido ao quadro clínico e a ausência de provas laboratoriais especificas. Portanto, o diagnóstico baseia-se fundamentalmente no quadro clínico e na evolução da doença, mas os dados laboratoriais são uteis.

Tratamento:

O tratamento da febre reumática é baseado na erradicação do foco da infecção pelo estreptococo, no tratamento da artrite, cardite, coréia e na profilaxia secundária. O repouso deve ser recomendado principalmente durante as primeiras semanas da doença.

A eliminação do estreptococo deve ser feita em todos os casos, tanto no surto inicial como nas recorrências. A droga de escolha é a Penicilina benzatina, dose única, intra-muscular. Para pacientes alérgicos à penicilina, a droga de escolha é a Eritromicina, durante 10 dias.

O tratamento da artrite em pacientes sem comprometimento cardíaco é feito com ácido acetilsalicílico (AAS), até melhora dos sintomas e normalização das provas inflamatórias.

O tratamento da cardite é feito com Prednisona, via oral, por 8 a 12 semanas.

O tratamento da coréia é apenas sintomático, visto que é uma condição autolimitada. A droga de escolha é o Haloperidol.

A profilaxia secundária tem como objetivo evitar o aparecimento de outros surtos, prevenindo as infecções estreptocócicas. A droga de escolha é Penicilina benzatina, a cada 21 dias. Nos pacientes que não apresentam cardite, a profilaxia deve ser mantida até os 18 anos de idade ou por no mínimo 5 anos. Nos pacientes com cardite leve, a profilaxia deve ser mantida ate os 25 anos de idade, e nos casos de cardite com sequelas, deve ser mantida por tempo indeterminado.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck