FRATURA NO DEDO DA MÃO

Por: Tiago Zenero | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 26/11/2014

PUBLICIDADE
Ossos da mão

 

Fratura é outro modo de dizer que temos um osso quebrado. Especificamente, nesse caso, um osso do dedo da mão. Existem diversos tipos de fratura, que dependem de como o osso foi quebrado e também se há exposição dele para fora da pele ou não.

Os quatro principais tipos de classificação de fraturas são baseados na forma como o osso se rompeu. Se a fratura acontece em um ângulo para o eixo, ela se denomina oblíqua; se foi em fragmentos relativamente pequenos, é chamada de cominutiva; se está disposta em torno do eixo do osso, é conhecida como espirar; e se rompe a pele, consiste em uma fratura composta ou aberta.

Sintomas

Quando alguém fratura o dedo, os principais sintomas que são facilmente notados são: dor, inchaço, contusão, rigidez e fraqueza na mãe. Em alguns casos, também se pode observar o dedo dobrado em uma posição anormal.

Apenas com os sintomas, contudo, o médico não pode dar o diagnóstico e é necessário, portanto, realizar o exame de raio-X para que o especialista possa analisar o osso do dedo e dizer, então, se há uma fratura.

Para reduzir os sintomas, principalmente o inchaço, existem algumas medidas que podem ser tomadas em casa. Nos primeiros dias após a fratura, o ideal é manter o dedo levantado acima do nível do coração. Logo após a lesão, tente colocar uma bolsa de gelo sobre o dedo. O ideal é utilizá-la por pelo menos 6 horas após a lesão, mas há quem goste de manter tal procedimento por até dois dias.

Tratamento

O tratamento vai depender do tipo e da gravidade da fratura. Assim, o médico deve prescrever um remédio adequado para que o paciente tome.

- PUBLICIDADE -

Coloque uma bolsa de gelo sobre a área lesada a cada 1 a 2 horas, durante 15 minutos de cada vez. Coloque uma toalha fina entre o gelo e sua pele para evitar queimadura. Use o gelo por pelo menos 6 horas após a sua lesão. Alguns profissionais acham que é útil a aplicação do gelo por mais tempo, até um máximo de 2 dias após a sua lesão.Fratura do dedo

As fraturas no dedo são geralmente tratadas com uma tala. Antes de colocá-la, porém, o médico deverá se certificar de que os ossos estão na posição correta. Caso eles não estejam, o especialista deve realizar um procedimento para arrumá-los.

Depois do uso da tala, o médico ainda deve recomendar que o paciente trabalhe com um fisioterapeuta para fortalecer os músculos da mão com alongamentos e exercícios.

Fraturas muito graves e que deixam o osso exposto devem ser tratadas por um especialista, um cirurgião de mão. Tal tratamento geralmente envolve uma cirurgia e a prescrição de antibióticos para evitar uma infecção.

O tempo que demora para curar uma fratura depende tanto da gravidade do machucado como de algumas características de cada indivíduo. Crianças saudáveis têm a ferida cicatrizada muito rapidamente, já adultos mais velhos ou que possuem problemas médicos levam mais tempo para curar o ferimento.

Para acelerar o processo de cura, o paciente deve seguir a risca todas as instruções médicas e incorporar uma dieta saudável, que inclui receber quantidade suficiente de cálcio, vitamina D e proteínas. Além disso, também é recomendado repouso e que o paciente evite fumar, fazer exercícios físicos e molhar a tala do machucado.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck