GH – O USO DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO EM ADULTOS

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 05/02/2016

PUBLICIDADE
Hormônio do crescimento - GH

 

O hormônio do crescimento (GH) é uma substância produzida por uma glândula que fica localizada na base do cérebro, chamada hipófise. A hipófise possui diferentes células e produz alguns hormônios, incluindo o hormônio do crescimento.

As crianças precisam do GH para crescer em altura e desenvolver a musculatura. Já os adultos, precisam do hormônio de crescimento para um melhor funcionamento do organismo.

Quando uma pessoa tem pouco hormônio do crescimento, os médicos chamam de “deficiência de hormônio de crescimento ou deficiência de GH”, caso esta deficiência esteja presente na criança, ela não irá crescer adequadamente, apresentando baixa estatura. Os médicos podem dizer se alguém tem uma deficiência do hormônio de crescimento através de um simples exames de sangue.

Normalmente, quando envelhecemos, a glândula hipófise produz menos hormônio do crescimento, isto ocorre naturalmente com o envelhecimento e não significa deficiência do hormônio de crescimento.

O Médico Endocrinologista Dr. Eduardo Carvalho respondeu as seguintes perguntas:

Quem precisa de tratamento com hormônio de crescimento?

As pessoas com determinadas doenças precisam de tratamento com o hormônio de crescimento. Os médicos podem usar o GH no tratamento de adultos com as seguintes condições:

  1. Na deficiência do GH – que normalmente é causado por um tumor na glândula hipófise, como sequela do tratamento do tumor ou por alteração genética.
  2. Perda de massa muscular grave de uma infecção pelo HIV;
  3. A condição intestinal chamada síndrome do intestino curto.

Por que adultos saudáveis ​​tomam hormônio do crescimento (GH)?

- PUBLICIDADE -

Os adultos saudáveis utilizam o hormônio do crescimento pois podem ter ouvido falar sobre seus possíveis benefícios. Eles podem ter ouvido falar que os atletas usam para aumentar a massa muscular ou que as pessoas mais velhas usam para se sentir melhor e/ou para ficarem mais jovens. Médicos alertam que não há nenhuma comprovação de que estes benefícios são reais. Embora o hormônio do crescimento possa aumentar a massa muscular e diminuir a gordura, ele não ajuda no desempenho esportivo. Também não há comprovação de que ele ajuda as pessoas a permanecerem jovens.

Adultos saudáveis ​​podem usar o hormônio do crescimento (GH)?

Não. Utilizar o hormônio do crescimento não traz nenhum benefícios para a saúde. Adultos que queiram aumentar seus músculos ou diminuir sua gordura corporal devem mudar a dieta e praticar exercícios.

Existem riscos associados ao uso de hormônio de crescimento (GH)?

Sim. Tratamento com o hormônio de crescimento tem efeitos colaterais que podem incluir:

● Inchaço;
Dor nas articulações;
● Aumento do tamanho da mama em homens;
● Uma condição que causa dor e dormência nos dedos e mãos, chamada de síndrome do túnel do carpo;
Diabetes (açúcar elevado no sangue).

As pessoas que compartilham agulhas para injetar o hormônio do crescimento podem contrair infecções de outras pessoas que usaram as mesmas agulhas. Além disso, o hormônio do crescimento que é produzido ilegalmente pode conter substâncias desconhecidas.

Como o GH deve ser utilizado?

Pacientes que possuem deficiência comprovada do GH podem fazer a reposição através de injeção subcutânea. Algumas empresas vendem o GH em formato de pílulas ou sprays. Estes produtos não são aprovados para o uso, além disso, quando o hormônio do crescimento é ingerido por via oral, ele é alterado pelas enzimas da digestão tendo assim seu efeito neutralizado.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck