GIARDÍASE | Sintomas, Tratamento, Prevenção

Por: Clara Isabela Pereira | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 14/09/2012

PUBLICIDADE
Giardíase

 

Parasitose intestinal diarreica causada pelo protozoário Giardia intestinalis, popularmente conhecido como Giardia lamblia. O indivíduo pode desenvolver a doença de forma assintomática ou sintomática, e a invasão extra-intestinal do protozoário (em forma de trofozoíto) é incomum. Acomete preferencialmente países em desenvolvimento, devido às más condições de higiene e saneamento básico.

Agente etiológico e transmissão:

O agente etiológico é a Giardia lamblia, que parasita o intestino delgado em forma de trofozoíto. Após se reproduzir, este trofozoíto se transforma em um cisto, que é eliminado juntamente com as fezes. A partir daí, outras pessoas são infectadas através da ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos.

Sintomas:

O indivíduo infectado pode apresentar sintomas ou não, sendo que a forma assintomática é a mais comum. Quando sintomático, o paciente apresenta classicamente um quadro de diarréia, com fezes amolecidas e gordurosas, cólica e desconforto abdominal. Pode apresentar também fadiga, perda de peso, anorexia, flatulência e distensão abdominal.

- PUBLICIDADE -

Diagnósticos diferenciais:

Amebíase, enterites causadas por protozoários, bactérias ou outros agentes infecciosos.

Diagnóstico:

O diagnóstico pode ser feito através da pesquisa de cistos ou trofozoítos nas fezes, sendo necessário pelo menos 3 amostras de fezes.

Tratamento:

A giardíase deve sempre ser tratada, apresentando sintoma ou não. O tratamento preferencial é feito com Tinidazol 2g, dose única. Podendo também ser usado Metronidazol, Secnidazol ou Albendazol. Não deve ingerir bebida alcoólica durante o tratamento, podendo causar rubor facial, taquicardia, dispneia e cefaleia (conhecido como efeito dissulfiram).

Deve ser feito controle de cura com exame parasitológico de fezes após o 7º,14º e 21º dia do tratamento.

Prevenção:

A prevenção da giardíase é feita através de medidas de higiene pessoal, educação sanitária, incluindo lavar as mãos após uso do banheiro, filtrar a água potável e saneamento básico.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck