HEMORRÓIDAS | Sinais – Sintomas – Tratamento

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 22/07/2017

PUBLICIDADE

Hemorróidas são veias inchadas ou dilatadas no reto. Os sintomas mais comuns das hemorróidas são sangramento retal, dor e prurido. A hemorróida pode ser visualizada ao redor do ânus (hemorróida externa) ou estar presente no interior do reto (hemorróida interna), tendo que ser realizada a anuscopia (olhar o interior do ânus) para visualização.

Hemorróidas são comuns, ocorrendo em ambos os sexos, embora não costume causar problemas graves de saúde pode ser irritante e desconfortável. Felizmente, os tratamentos para hemorróidas estão disponíveis e geralmente minimizam os sintomas.

Sinais e sintomas das hemorróidas:

São mais comuns em idosos, portadores de tumores pélvicos, durante ou após a gravidez, pessoas constipadas (intestino preso).

Os sinais e sintomas de hemorróidas são:

  • Sangramento anal;
  • Prurido anal ou dor;
  • Abaulamento tecido ao redor do ânus.

Sangramento retal: Muitas pessoas com hemorróidas notam sangue vermelho vivo no vaso ou no papel higiênico após a evacuação. A quantidade de sangue é geralmente pequena.
Embora hemorróidas seja uma das razões mais comuns para sangramento retal, existem outras causas mais graves. Não é possível saber o que está causando sangramento retal, a menos que você seja examinado. Se você vir a sangrar depois de uma evacuação, procure seu médico.
Dor: As hemorróidas podem ser uma causa de dor na região anal, ocorrendo principalmente quando tem a presença de um trombo no interior da veia, o que é chamado de hemorróida trombosada.
Coceira (Prurido): Hemorróidas geralmente causam coceira e irritação da pele ao redor do ânus.

Diagnóstico das hemorróidas:

Para diagnosticar hemorróidas, o médico irá examinar seu reto e ânus, e pode inserir um dedo com luva no reto. Se houver hemorragia, os testes devem incluir um procedimento que permite que o seu médico olhar o interior do ânus (chamado anuscopia) ou parte inferior do intestino grosso (sigmoidoscopia).

Tratamento inicial das hemorróidas:

Um dos passos mais importantes no tratamento de hemorróidas é evitar a constipação intestinal, pois quanto mais tempo uma pessoa fica sem defecar, mais endurecidas serão as fezes. As fezes endurecidas ao passarem pelo orifício anal poderão causar fissura anal.

Suplementos de fibra: a ingestão de fibras é uma das melhores maneiras de suavizar e amolecer as fezes. A fibra é encontrada em frutas e vegetais. A quantidade recomendada de fibra dietética é de 20 a 35 gramas por dia.
Vários suplementos de fibras estão disponíveis, incluindo psyllium (Konsyl ®; Metamucil ®; Perdiem ®), metilcelulose (Citrucel ®), o cálcio policarbofil (FiberCon ®; Fiber-Lax ®; Mitrolan ®) e trigo dextrina (Benefiber ®). Começar com uma pequena quantidade e aumentar lentamente para evitar efeitos colaterais.

- PUBLICIDADE -

Laxantes: Se o aumento de fibra não aliviar sua constipação, ou se os efeitos secundários de fibra forem intoleráveis, podemos tentar um laxante. Deve ser evitado o uso constante de substância laxativas, pois como ocorre um grande esvaziamento intestinal teremos uma demora na formação do novo bolo fecal, com diminuição da peristalse (movimento intestinal) e uma consequente constipação.

Banhos de assento morno: Banho de assento melhora o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura ao redor do ânus. Como fazer: Deixar a área retal mergulhada em água morna por 10 a 15 minutos de duas a três vezes ao dia. Banhos de assento estão disponíveis na maioria das drogarias. Não adicione sabão ou outros aditivos na água.

Os tratamentos tópicos: Vários cremes e supositórios estão disponíveis para o tratamento de hemorróidas e muitos estão disponíveis sem receita médica. Cremes e supositórios a base de hidrocortisona pode ajudar a aliviar a dor, inflamação e prurido, pelo menos temporariamente.

Tratamento minimamente invasivo:
Caso não tenha obtido melhora com as medidas conservadoras acima citadas, poderemos considerar um procedimento minimamente invasivo.

Ligadura elástica: A ligadura elástica é o procedimento mais utilizado. É bem sucedido em aproximadamente 70% a 80% dos pacientes.
Elásticos ou anéis são colocados em torno da base de uma hemorróida interna. Como o suprimento de sangue é restrito, ocorre degeneração das hemorróidas. Muitos pacientes relatam uma sensação de “aperto” após o procedimento, que pode melhorar com banhos de assento quentes. Os pacientes são encorajados a usar suplementos de fibras para evitar constipação.
Sangramento pode ocorrer quando a banda de borracha cai, normalmente de dois a quatro dias após o procedimento. Em alguns casos, uma área de ferida desenvolve de cinco a sete dias após o procedimento. Outras complicações menos comuns de ligadura elástica incluem dor, trombose das hemorróidas, infecção localizada ou formação de pus (abscesso). A ligadura elástica raramente causa sérias complicações.

Laser, infravermelho ou coagulação bipolar: Estes métodos envolvem o uso de laser ou de luz infravermelha ou calor para destruir as hemorróidas.

Escleroterapia: Durante a escleroterapia, uma solução química é injetada na hemorróida, fazendo com que o tecido se degenere. Escleroterapia pode ser menos eficaz do que a ligadura elástica.

Cirurgia para Hemorróidas:

Persistindo a hemorróida apesar dos tratamentos conservadores ou minimamente invasivos, poderá optar pela remoção cirúrgica da hemorróida (hemorroidectomia). A cirurgia é o tratamento de escolha para doentes com grandes hemorróidas internas.
Hemorroidectomia envolve a remoção cirúrgica do tecido hemorroidário. O índice de sucesso é de 95% dos pacientes.

Home Forum HEMORRÓIDAS | Sinais – Sintomas – Tratamento

Visualizando tópico 1 (de 1 do total)
Visualizando tópico 1 (de 1 do total)
PUBLICIDADES


38 Comentários para o texto: “HEMORRÓIDAS | Sinais – Sintomas – Tratamento”

  1. paulo mendes disse:

    Dr. gostava que me esclarecesse fui operado as hemorroidas no dia 16 janeiro 2016, mas ainda hoje quando vou evacuar sai sangue vivo, parece que estou a evacuar pontas de facas, são dores mesmo grandes, tenho coceira,e tanto me doi tando muito tempo sentado, como andando algum tempo,sera normal? gostaria da sua ajuda, fico aguardar resposta muito obrigada.

  2. elisabeth g. araujo disse:

    estou com um pouco de sangramento anal! o que fazer? tem alguma pomada q possa me indicar?

  3. Patricia Helena disse:

    Minha hemorróida, parece que está melhorando, está com uma conceira infernal pior que a dor. Não sei o que fazer agora. Estou em desespero ….acredito que vou ter que parar no hospital

  4. Fernando disse:

    Doutor ..minha hemorróida estava muito atacada ..tomei remédio e desinchou ..não doe mais…mais começou a sangra bastante ..não para de sangrar o q devo fazer ..por favor estou assustado

  5. Inajá disse:

    É normal depois da cirurgia, tipo uns 3 dias depois a veia inflamar e sair? Ficar parecendo um caroço de amendoim q incomoda muito não quer voltar mais. Estou recem operado!!

  6. Vanda Valéria disse:

    Dr, gostei da publicação e tenho algumas duvidas.

    A saliencia de carne que fica do lado de fora do anus (hemorroide), tem necessariamente de ser operada?

  7. Roberto disse:

    Olá Doutor,

    Tenho um duvida: o trombo que eu possuía já retrocedeu, mas a coceira aparece, desaparece. É assim mesmo. Já usei a pomoda por uma semana e meia, agora por umas duas semanas. ai, parei. pus uma pasta corporal de própolis la dentro, mas acho ate que não surtiu efeito. ate fiquei com mais coceira. o que acha? vou ter que usar novamente Procto – Glyvenol? ate quando?

    Grande abraço.

  8. deize disse:

    oi bom dia já vem um tempo que venho sofrendo de hemorroida mim encomoda muito .mais estava dando pra leva so com esse incomodo . só que agora de um mês pra car . vem saindo uma secreção feito pus estou prelculpada sem saber o que e´isso . mim ajude por favor .

  9. leandro disse:

    Toda vez q vou no banheiro defecar dor muito e sangra comecei a tomar varicel, com esse medicamento parou de sangra mas a dor ainda continua distante o banheiro e apois a dor e muito já to ficando disisperado, não sei mas o a fazer, qual medicamento a devo tomar e a doença eu tenho.

  10. sidney disse:

    ola bom dia, fiz uma ligadura elastic e apos 12 dias, quando fui evacuar saiu muito sangue, tanto sangue preto, quanto sangue vermelho vivo, em torno das fezes e no papel higienico…, o que pode ser?

  11. Rodrigo S. disse:

    Bom dia Doutor!
    Eu senti uma dor no ânus que começou hoje, e também apareceu uma bolinha inchada, o que o senhor acha que pode ser?

  12. manda disse:

    dr. eu vou ao banheiro sinto uma dór enorme quando faço força dói e saí uma coisa branca tipo catarro sei lá só sei que dói muito ao ir no banheiro saír pouca fezes nao aguento mais sentir dór … o que é isso ???

  13. fabiola disse:

    Olha eu to com muitoo medo pq axo ke e hemorroida, ja faz dois dia ke naceu uma bolinha no meu anus ai da mta coceira, ke me encomoda, me da vontade de corca, tem cura pra isso? Kero fala com minha mae mais tenho medo vergonha, eu tenho 18 anos, tenho namorado, matir relacao com ele no local do anus, mais vai fazer um mes ke a gente fez isso,sera ki e por causa dessa relacao ke tou asim? Eu eatou mto confusar nao sei oke fazer me ajude me indique algo por favor essa coceira nao me deixa dorme, me ajude to encomodada com isso? Sera ki e hemorroida?

  14. Gisely disse:

    Ola eu a anos tenho uma coceira estranha que pinica bastante no meu anus a varios anos eu tenho isso mas n tem nenhum sinal de que seja uma hemorroida pois apenas coça bastantes e pareçe que tem agulhas furando la dentro o que pode ser me ajudem

  15. Leonardo de Lima Rodrigues disse:

    Ola, dr, saiu uma bolinha tbm do lado do anal, e esta cotucando muito, e parece q e 2 uma em cima da outra, e quando tomo banho arde muito quando cai a aguá nela, e pra andar fica cotucando, ardendo, o que vc me indicaria a fazer estou preocupado??

  16. adamir pedo disse:

    tenho fortes dores no anos cada 2 a 3 meses e logo passa tenho hemorroida interna faz tempo que tenho, a dor faz 2 anos que começo tenho 46 anos,fiz exame de próstata tem uns 3 anos

  17. ireuda disse:

    ola eu sinto uma coceira faz mas de um ano já tomei remédio mais não passa não sei mais o que eu faço tem dia que não aguento te tanta coceira queria um remédio para passa essa coceira que me deixa triste .

    • Mario Eduardo disse:

      Um dos remédios receitados para hemorróidas é o Proctyl (que possui um genérico da Medley). A pomada vem com 10 bicos aplicadores descartáveis e a posologia varia de acordo com o grau de inflamação, podendo ser de 1 a 2 vezes ao dia. Proctyl também possui versão em supositórios.

  18. Vinicius Lima disse:

    Olá doutor, fiz a cirurgia á 20 dias,mas na parte abaixo do meu ânus, esta inchado e sai pus por uma bolinha, não estou sentindo dor só as vezes sinto pontadas por dentro, gostaria de saber se é normal? Todos os dias coloco pomada por dentro e espremo para sair o pus na parte inchada… estou fazendo certo? È normal ou devo me preoculpar? Meu médico esta de férias…

  19. marcio disse:

    boa tarde dr.
    gostaria que me tirasse uma duvida pois na hora de evacuar sinto muito ardor, mas é somente na hora de evacuar pois depois ja nao sinto mais nada!!!

    o que poderia ser?

  20. Maria disse:

    oi dr a alguns dias sinto-me super ressecada e quando vou defecar doi muito,e apos defeca-la fico com sensação de peso no anus a sensação e que o anus vai sair.

  21. carlos pereira disse:

    bom dia Dr. bom sou motorista caminhoneiro, a um bom tempo surgiu uma bolinha bem pequena que so sinto a mesma quando vou tomar banho e lavar o anus., ela e bem pequena fui ao medico clinico e o mesmo falou que era uma efistola. bom nao me incomoda mas quando tomo algo como cerveja ou wisk, fica um pouco dolorido nao a ponto de nao me sentar ou caminhar mas, sinto principalmente muita coçeira, esse quadro concretiza hemorroidas?

    • tiago da silva falcao disse:

      carlos meu amigo nao sou medico mas sou tecnico de enfermagem,vc esta com grande xance de esta com hemorroidas.procure um tratamento especializado…nao fique com medo tem,pega ai essa dica meu amigo;faca tres vezes ao dia conpresa morna,usando uma bacia ou pinico,ha nao coloque nada na agua morna;como sabao e outro,so agua quente.

    • joao disse:

      AMIGO COM CERTEZA É CASO DE HEMORROIDA, VC DEVE PROCURAR UM PROCTOLOGISTA.

  22. Vinicius disse:

    Dr. Ah uns quatro dias apareceu uma bolinha no meu anus após eu ir ao banheiro até então não me importei mais hoje ela está me incomodando muito não sei se fiz certo mais eu tentei empurra lá para dentro e ela foi mais depois de um tempo eu senti ela denovo e agora ela está doendo um pouco será que isso é hemmoroida?

  23. fernando disse:

    Oi olha do nada essa noite fui fazer numero 2 e senti algo estranho no anus. Ai fui ver tem tipo uma bolinha ou bolha. O ke pode ser? nao saiu sangue

  24. vanessa disse:

    bom dia doutor,meu caso e o seguinte ,venho sofrendo de constipaçao a anos ,sendo que meu pai tem o mesmo problema que eu,mais recentemente ando sentindo coceira na regiao anal,como se tivesse um espinho dentro de mim,so que e bem no final do anus,as vezes aparece um pouquinho de muco claro,fiz o uso de vermifugo e nada ,o pior e que tudo isso piora a noite, e incomoda bastante ,minhas fezes sai incompletas e dura parecida uma pedra,tudo esses sintomas tem haver com hemorroida ou uma simples constipaçao,obrigado pelo espaço e um grande abraço.

  25. maike1 disse:

    Olá doutor tudo bem?? bem há dois anos tive hemorróidas externa , consultei com, proctologista,e depois de uma tratamento de alimentação e uso de pomadas melhorei… porém depois de 2 ou 3 meses voltou uma irritação, coceira e vermelhidão do anús. de la pra cá passei a usar outras pomados pois a que ele tinha me passado nao lembrava mais o nome. OBS: mantenho relação sexual anal com mesmo parceiro e as vezes incomoda pois a região anal fica sensível.. me dar uma dica doutor ja usei varias pomada e nada, so alivia, depois volta a irritação.. desde já agradeço.

  26. Sullian Péres disse:

    Dr. tenho já à anos uma bolinha fora do anús que coça muito em volta quando faço depilação. Só sentia dor quando as fezes era difícil de sair. Mas não sinto dor. Só sinto vergonha no ato sexual se algém ver. Será que é realmente Hemorróida?

  27. carlos feitoza disse:

    sempre tenho uma irritaççao pricipalmente apos defec ar nem volta o anus doi quando bate agua em cima. o que pode ser? ExisTE ALGUM REMEDIO PRA ISSO. QUAL E?

  28. SILVIAREGINA disse:

    Porque qd estou menstruada inlama a hemorroida.

  29. Alcione disse:

    Ola Dotor! Eu tenho uma hemorrodia externa w agora quando vou defecar Me foi e sia um pequeno Sacramento no paprika himlenco, e bem vermelho e depois sinto ardencia no anus.vou ao Medico mas gostaria de uma expricacäo sobre o que pode estar acontecendo.

  30. patricia miguel disse:

    doutor apareceu um dis desse uma bolinha bem pequena do lado anus o que pode ser hemorroidas ou outra coisa tor muito preucupada com isso me ajude quem eu posso proucura para saber disso obrigada tenha uma boa noite

  31. Lucia disse:

    Olà, gostei muito das dicas. Mesmo sendo um assunto dificil, foi tratado com muita clareza e seriedade. Gostaria de saber sobre um novo método para tratamento das hemorroidas, a Desarterialização Hemorroidal Trans-anal (THD). Ele também é considerado tratamento minimamente invasivo, por consistir na ligadura dos ramos terminais das artérias retais superiores. Dizem que é menos doloroso. Alguém sabe me dizer precisamente?
    Obrigada.

    • joao disse:

      SIM É VERDADE ESTE METODO FOI INVENTADO NO JAPAO, POREM FOI POSTO EM PRATICA NA ITALIA, AQUI NO BRASIL TEM 2 HOSPITAIS PIONEIROS NESSA CIRURGIA THD, EU JA TENTEI DE TUDO POREM NAO CONSIGO DE FORMA NENHUMA SABER O DESSA CIRURGIA NAO TEM UM FDP PARA ME INFORMAR , UM ABRAÇO

  32. admin disse:

    Ótimas dicas. Parabéns!

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Medifoco - O Nosso Foco é a sua Saúde