HIGIENE PESSOAL NA CRIANÇA | Cuidados na Infância

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 26/02/2014

PUBLICIDADE
Higiene na criança

 

O cuidado com a saúde começa desde o nascimento, quando as mães se atentam a qualquer anormalidade que apareça com seu bebê ainda recém-nascido. Conforme as crianças vão crescendo é importante que os pais mostrem a elas e as convide a praticar consigo hábitos de higiene pessoal, como escovar dentes por exemplo, já que é através da higiene pessoal bem realizada que se previne inúmeras doenças.

A melhor forma para se educar uma criança é criar uma rotina e fazê-la entender o porquê de segui-la e o porquê é necessária tal Escovar denteslimpeza corporal, por exemplo: ao acordar a criança deve escovar os dentes e usar fio dental, mas ela deve entender por que é necessário a realização destas tarefas, cabe aos pais explicar que é desta forma que se evita o mal hálito e o aparecimento de cáries, responsáveis por causarem dor nos dentes, e também explicar qual é a forma adequada de se escovar os dentes e ainda que se deve também escovar a língua.

Outras rotinas de higiene seguem abaixo:

- PUBLICIDADE -

– Lavar as mãos todas as vezes que se utiliza o banheiro, antes das refeições e após chegar da rua, para evitar da criança se auto-contaminar e ainda contaminar os outros membros da casa, é importante ensinar-lhes todos os passos, por exemplo, que deve-se usar água e sabão, depois enxaguar e por fim enxugar.
– O banho deve acontecer todos os dias e se possível com hora marcada, para ajudar a estabelecer a rotina infantil. Os pais devem ensinar como as crianças devem se lavar e deixar todos os objetos necessários para o banho á disposição e ao alcance das crianças, como sabonete, esponja, shampu, condicionador e toalha de banho.
– A criança tem que entender também que trocar de roupa e arrumar a cama também fazem parte do cuidado pessoal e por isso devem ser incentivadas pelos pais a realizarem essas tarefas sozinhas, assim como pentear o seu cabelo.
– Após usar o banheiro, as meninas devem aprender a se enxugar com o papel higiênico e após defecarem tanto meninas como meninos devem aprender a se lavarem e então se secarem com o papel higiênico, estas tarefas não devem ser praticadas com o intuito da criança criar nojo de seu próprio corpo, mas sim de querer sempre estar limpa.Lavar as mãos
– Deve-se ensinar ainda que todos escovam dente ao acordar e após as refeições, e ainda a necessidade do uso do fio dental.
– Também explica-se que é necessário limpar e cortar as unhas frequentemente e ainda limpar os ouvidos, evitando o uso de hastes flexíveis.

De início os pais podem até incentivar as crianças, dando-lhe prêmios quando a tarefa for cumprida com sucesso, por exemplo dar uma volta ou levá-la para passear, mas o importante é não criar maus hábitos, como por exemplo dar-lhe um doce caso escove seus dentes, desta forma a criança estará realizando a tarefa com o intuito do doce, e este acabará anulando a tarefa realizada. Mas com o tempo as crianças devem entender que bons hábitos de higiene fazem parte da rotina de todo mundo, inclusive da dela.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck