HIPOTERMIA – Causas – Classificações e Tratamento

Por: Tiago Zenero | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 12/03/2014

PUBLICIDADE
Hipotermia

 

A hipotermia é quando há queda na temperatura normal do organismo, a qual é de 37ºC. O frio causa contração dos vasos sanguíneos, uma resposta natural do corpo humano para evitar a perda de calor, consequentemente, o indivíduo entra em processo de tremor. Caso não haja energia suficiente para que o organismo retorne à temperatura normal, a hipotermia pode levar à morte.

À medida que a temperatura corpórea cai, o grau da hipotermia se agrava. Quando ela diminui para cerca de 35ºC, há prejuízo ao metabolismo. Já se ela cair para valores abaixo de 32ºC, a situação fica muito crítica e pode ser fatal. Caso ela vá para 27ºC, as chances de sobrevivência são mínimas. Contudo, isso varia de acordo com cada indivíduo, uma vez que há relatos de pessoas que conseguiram sobreviver com a temperatura do organismo chegando a 14ºC, mas é uma raríssima possibilidade.

Causas e sintomas:

A hipotermia é causada quando há uma exposição intensa ao frio. Os casos mais comuns são: em ambientes frios em que não há proteção para o corpo, como roupas em todas as partes, incluindo mãos, pés e cabeça; exposição a chuva ou a vento muito frio; pessoas que sofreram um acidente e tomam certo tipo de medicamento; bebês mantidos em ambientes frios sem proteção adequada.

Os sintomas começam com o esfriamento de membros, principalmente das mãos e dos pés, seguidos de tremores. Depois, o indivíduo apresenta dormência nos membros, falta de energia, dificuldade para respirar, pulsação lenta, inchaço na face e perda de controle da bexiga. Nos casos em que a hipotermia está muito avançada, os sintomas podem ser mais severos, como perda de memória, do controle de membros superiores e inferiores, dos sentidos e da pulsação. Observa-se também intensa dilatação das pupilas.

Tipos e classificação:

Há três tipos principais de classificação da hipotermia, são eles:

- PUBLICIDADE -

Hipotermia aguda: quando a exposição intensa ao frio causa queda da temperatura de forma muito rápida e brusca. Assim, o organismo não consegue manter a temperatura normal do corpo humano, por ter sido resfriado. É mais comum em casos de exposição à neve e às tempestades.

Hipotermia subaguda: acontece a perda de temperatura de forma gradual, geralmente leva horas até o corpo desgastar totalmente as reservas do organismo para suprir o calor interno. Ela é mais comum quando a pessoa permanece por longos períodos em ambientes muito frios.

Hipotermia crônica: ela é consequência de alguma outra enfermidade, comum em grandes centros urbanos principalmente no inverno, onde há uma grande aglomeração de pessoas e quando doenças como resfriados são mais comuns.

Tratamento e prevenção:

Assim que um indivíduo é detectado com hipotermia, é necessário seguir alguns procedimentos para fazer com que a temperatura do organismo seja reestabelecida. Alguns deles são: massagens vigorosas no corpo; ingestão de bebidas quentes; retirada de roupas úmidas caso a vítima as esteja usando; permanecer encostado à vítima, para transmitir calor de outro corpo e tentar aquecê-la mais rapidamente; não deixá-la ingerir bebidas alcoólicas, pois apesar da sensação instantânea de aquecimento, elas reduzem a temperatura do corpo. Em casos mais graves, é necessário chamar um médico ou especialista para que outros procedimentos sejam tomados, como a infusão de soros aquecidos ou aquecimento do tecido sanguíneo pela circulação extracorpórea.

A melhor maneira de prevenir e evitar a hipotermia é usando vestimentas adequadas em locais frios, de forma a proteger principalmente a cabeça, a qual pode perder até 20 % do calor corpóreo. Caso esteja com roupas molhadas devido à chuva, troque o mais rápido possível, pois a água retira calor do organismo. Realizar movimentos corporais e exercícios também auxiliam o sangue a circular corretamente, acarretamento na diminuição das contrações dos casos sanguíneos.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck