INFECÇÃO URINÁRIA | Locais de acometimento e sintomas associados

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 25/02/2015

PUBLICIDADE
Infecção urinária

 

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das principais causas de procura para consultas médicas em todo o mundo. Infecção do trato urinário ou simplesmente infecção de urina é definida como a presença de microorganismos em algum local do trato urinário, sendo que nestes diferentes locais, também recebe diferentes nomes:

– Infecção na bexiga: cistite;
– Infecção na uretra: uretrite;
– Infecção na próstata: prostatite;
– Infecção alta, quando ocorre nos rins: pielonefrite.

A maioria das infecções urinárias tem como causa principal uma infecção bacteriana, devido à contaminação anal, sendo a Escherichia coli uma das principais bactérias causadoras de tal patologia. Existem ainda, infecções urinárias causadas por vírus ou fungos.Infecção urinária

A infecção de urina provém do meio  externo, já que a urina é um material estéril quando ainda presente em nosso organismo, sendo assim os fatores que facilitam a contaminação do trato urinário são:

- PUBLICIDADE -

– Obstrução urinária (canal urinário obstruído): devido a aumento da próstata, estreitamento ou fechamento da uretra (estenose da uretra), defeitos do nascimento.
– Corpos estranhos: devido a presença de sondas, cálculos renais (pedra nos rins) e mesmo pela introdução de objetos na uretra (canal em que é liberada a urina).
– Doenças neurológicas: como no caso de traumatismos da coluna vertebral.
– Doenças sexualmente transmissíveis (DST).
– Infecções ginecológicas.

Os principais sintomas da infecção urinária podem ser diferenciados de acordo com o local da infecção:

Em cistites é comum observar-se dor e ardência ao urinar, também vontade constante de urinar mesmo quando a quantidade de urina pronta para ser eliminada é bem reduzida, e ocorre ainda odor desagradável da urina.

Já na prostatite ocorrem os mesmos sintomas da cistite, porém o fato da uretrite ocorrer somente em homens reduz as queixas deste problema, já que a infecção urinária no homem é bem mais rara do que na mulher.

Na uretrite é comum observar-se além da dor e ardência ao urinar, também a presença de um corrimento amarelado, enquanto na pielonefrite, que é uma infecção mais grave é possível se observar também febre, calafrios e dores lombares (dores nas costas), náuseas (enjôos) e vômitos, além de desconforto abdominal e dor e ardência ao urinar.

O tratamento da infecção urinária, geralmente é feito através de antibióticos, que são selecionados caso a caso por um médico, através da história clinica de cada paciente e seus sintomas associados.

Home Forum INFECÇÃO URINÁRIA | Locais de acometimento e sintomas associados

Visualizando 2 tópicos - 1 até 2 (de 2 do total)
Visualizando 2 tópicos - 1 até 2 (de 2 do total)


PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck