INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

Por: Marina Zanetti | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 26/04/2015

PUBLICIDADE
Insuficiência renal aguda

 

O que é a insuficiência renal?

Insuficiência renal é quando os rins diminuem sua capacidade de filtrar o sangue, esta insuficiência pode ser aguda quando a diminuição ocorre de forma rápida ou pode ser crônica quando ocorre de forma lenta ao longo do tempo.

O que é a insuficiência renal aguda?

A insuficiência renal aguda é a perda abrupta e normalmente reversível da função renal. A diminuição da filtração dos rins causa uma redução considerável do volume urinário, portanto o indivíduo passa a urinar menor quantidade.

A insuficiência renal aguda resulta na retenção sanguínea de várias substâncias tóxicas (entre elas a uréia e outros produtos residuais azotados) e na desregulação do volume extracelular e dos eletrólitos. Pode ocorrer como conseqüência a uma doença renal de evolução rápida, obstrução urinária, medicamentos ou substâncias tóxicas aos rins, grande perda de sangue, infecção ou a desidratação. É uma doença grave com elevadas taxas de mortalidade.

Conseqüências da Insuficiência Renal Aguda:

– Altera balanço hídrico: o paciente passa a reter líquido e por isso se apresenta edemaciado (inchado).

– Acúmulo de escórias nitrogenadas: nos exames laboratoriais há aumento da uréia e da creatinina.

Leia nosso texto “URÉIA E CREATININA | EXAME DA FUNÇÃO DOS RINS

– Alteração da produção de alguns hormônios produzidos nos rins como a eritropoetina e o calcitriol.

Fases da Insuficiência Renal Aguda:

A fase inicial da insuficiência renal aguda pode ser reversível quando tratada e o principal tratamento para esta fase é a hidratação adequada.

Posteriormente a fase inicial, existe a fase de manutenção que tem duração variável ( 1 a 60 dias) e é quando o paciente não tem boa resposta a reposição hídrica. A oligúria (diminuição do volume urinário) é comum e geralmente esta fase é tratada com o intuito de aumentar a pressão arterial do paciente na tentativa de retornar a função renal ao normal.

- PUBLICIDADE -

Sucedendo estas fases, existe a fase diurética: quando o paciente geralmente está internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e urina vários litros por dia. Esta fase é comum em pós-transplantados. Por fim, há a fase de recuperação que tem duração de 1 a 2 meses e geralmente a função renal do paciente retorna a normalidade, porém geralmente de forma incompleta.

Diagnóstico:

O diagnóstico da insuficiência renal aguda é realizado através do exame de sangue e da história clínica. o exame de sangue demonstrará aumento da uréia e creatinina, já na história clínica teremos o relato de oligúria ou anúria (diminuição ou parada da quantidade de urina eliminada).

Para o correto diagnóstico da insuficiência renal aguda é necessário classificá-la e para isso dependeremos da sua origem.

A classificação se divide em:

Insuficiência renal aguda pré-renal: ocorre devido a uma falta de volemia corporal, ou seja, há diminuição do volume de sangue no organismo do paciente seja por hemorragia, diarréia ou vômitos graves. Quando faz-se a reidratação do paciente a função renal é rapidamente restabelecida.

Insuficiência renal aguda pós-renal: ocorre devido a uma obstrução do fluxo urinário podendo estar localizada no ureter, bexiga ou uretra. A causa não se relaciona diretamente ao rim e ao retomar o fluxo normal precocemente restabeleceremos a função renal.

Insuficiência renal aguda renal: é a mais grave pois existe lesão no rim e geralmente a conseqüência é a necessidade da realização de hemodiálise.

Tratamento:

O tratamento é baseado na causa geradora da insuficiência renal, além de um balanço hídrico, controle eletrolítico e acompanhamento nutricional rigoroso. O acompanhamento inclui exames laboratoriais frequentes, com controle e ajuste dos medicamentos. Em casos mais graves, o tratamento inclui também a diálise.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck