INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Por: Dr. Eduardo Machado de Carvalho | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 21/01/2015

PUBLICIDADE
Intolerência à lactose

 

O que é a intolerância à lactose?  – A intolerância à lactose é uma condição que faz com que seu organismo tenha dificuldades para digerir o leite e os seus derivados (chamados produtos lácteos). Se você tem intolerância à lactose e comer produtos lácteos, pode ter diarréia, dor de barriga e flatulência.
A intolerância à lactose pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum entre os povos nativos americanos, asiáticos e negros.

Em pessoas que não têm intolerância à lactose, o corpo produz uma proteína chamada de “enzima” que quebra a lactose, a principal forma de açúcar encontrado no leite. Em pessoas que têm intolerância à lactose, o corpo ou não produz o suficientemente a enzima, ou a enzima não funciona tão bem como deveria. Além disso, algumas infecções ou intoxicação alimentar, pode danificar a enzima, mas se isso acontecer, o problema geralmente desaparece dentro de algumas semanas. Felizmente, as pessoas com intolerância à lactose pode utilizar um suplemento de enzimas para ajudar em seu problema.

Quais são os sintomas de intolerância à lactose?

Os sintomas acontecem somente depois de comer alimentos lácteos. Eles podem incluir:

– Cólicas ou dor de barriga (geralmente em torno ou abaixo do umbigo);

– Inchaço (sentindo como sua barriga está cheia de ar);

– Flatulência;

– Diarréia (muitas vezes é volumosa, espumosa e aguada);

– Vômitos (isso acontece principalmente em adolescentes).

Existe um teste para a intolerância à lactose?

– Sim, existem duas maneiras de testar para a intolerância à lactose. Um deles é um teste de respiração, e o outro é um exame de sangue. O teste de respiração é mais comum.

O seu médico irá dizer-lhe como se preparar para o teste. Você não irá comer ou beber nada durante várias horas antes do exame. Além disso, você pode ter que mudar seus medicamentos ou parar de fumar por um tempo antes do teste.

Teste Lactose hidrogênio expirado

Para este teste, você bebe um líquido que contém lactose. Então você irá respirar em uma máquina especial a cada 30 minutos e este aparelho irá medir o quanto de hidrogênio foi expirado. As pessoas que têm intolerância à lactose irá expirar uma quantidade maior de hidrogênio do que o normal.

Teste de tolerância à lactose

Para este teste, você bebe um líquido que contém lactose, exame de sangue será realizado quando o teste é iniciado, e novamente em 1 e 2 horas mais tarde. Se o seu sangue tiver níveis baixos de açúcar depois de beber a lactose, isso significa que você provavelmente tem intolerância à lactose.

Devo consultar um médico? 

- PUBLICIDADE -

Sim. Se você acha que pode ter intolerância à lactose, informe o seu médico. Ele poderá lhe fazer perguntas para se certificar de que não há outros problemas.

Como a intolerância à lactose é tratada?

O tratamento varia dependendo da gravidade do problema. Mas, em geral, o tratamento pode incluir:

– Ingerir alimentos com menos laticínios;

– Ingerir fontes não lácteas de nutrientes (como o cálcio e vitamina D) e proteína;

– Tomar um suplemento de enzima que irá ajudá-lo a digerir os alimentos lácteos.

Como faço para reduzir a quantidade de alimentos lácteos na alimentação?

Evitar ou reduzir os alimentos que contém laticínios, como: creme de leite, sorvete, iogurte, queijo e manteiga.

Consulte uma nutricionista para maiores orientações sobre os alimentos que possuem lactose e para que possa obter o cálcio e a vitamina D suficientes em sua dieta.

Se você estiver realmente sensíveis aos alimentos lácteos, você também vai precisar de ler os rótulos em tudo que comer. Leite ou lactose é por vezes adicionados aos alimentos que você não pode suspeitar, tais como cereais, sopas instantâneas, e molhos para saladas. Procure por estas palavras no rótulo:

– Leite, “os subprodutos do leite”, “leite em pó seco” e “matéria seca de leite”;

– Lactose;

– Whey (soro do leite).

Além disso, mantenha em mente que alguns medicamentos são feitos com lactose. A maioria das pessoas que são intolerantes à lactose não têm problema com a pouca quantidade contida nos medicamentos. Mas se você for muito sensível, deverá mencioná-lo ao seu farmacêutico.

Qual suplemento de enzimas devo usar? 

Há muitos suplementos de enzimas para escolher, incluindo Lactaid (comprimidos ou líquido), Lactrase, LactAce, Facilidade Dairy e Lactrol. Você deve ter tomar o suplemento antes de começar a comer, em caso de esquecimento poderá tomá-lo durante a refeição, mas pode não funcionar tão bem.

O importante a saber é que cada produto funciona um pouco diferente para cada indivíduo. Além disso, algumas pessoas ainda terão sintomas, mesmo utilizando o suplemento de enzimas.

Devo tomar cálcio ou de vitamina D?

Isso depende se você evitar completamente os alimentos lácteos. Se o fizer, o seu médico pode recomendar suplementos de cálcio. Ele também pode verificar os seus níveis de vitamina D para decidir se você deve tomar suplementos.

A intolerância à lactose é uma alergia alimentar?

Não. Há pessoas que são alérgicas ao leite e alimentos lácteos. Mas os sintomas de uma alergia ao leite são muitas vezes diferentes da intolerância à lactose. No caso de uma alergia, o corpo reage com a proteína do leite, ao invés do açúcar (lactose). Além disso, alergias envolvem o sistema imunológico, a intolerância à lactose não.



PUBLICIDADES


Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck