LICOPENO | O que é? – Benefícios

Por: Iramar Greco | Texto Aprovado pelo Conselho Médico do MediFoco
Atualizado em 09/04/2016

PUBLICIDADE
Licopeno

 

O que é o Licopeno?

Sabe aquela cor avermelhada que a gente vê em frutas, vegetais e legumes? O responsável por ela é o licopeno, um pigmento vermelho vivo da família dos carotenoides, que é um poderoso antioxidante e oferece uma série de benefícios à saúde.

O licopeno, que não é produzido pelo organismo, é indispensável para o bom funcionamento de órgãos vitais como fígado, pulmões, cólon, rins, pele e sangue.

Para suprir a necessidade desse carotenoide é essencial incluir na dieta diária algumas de suas fontes naturais como: tomate, pimentão vermelho, pitanga, melancia, morango, goiaba, mamão, manga, cenoura e outros frutos e vegetais de cores alaranjadas. Dessa lista, o campeão dos campeões é o tomate que apresenta a maior concentração de licopeno.

Ao contrário do que acontece com as vitaminas, que perdem eficiência quando expostas ao calor, o licopeno fica muito mais ativo quando submetido às altas temperaturas. O cozimento transforma a estrutura química da substância e assim ela é absorvida pelo organismo com mais facilidade. Por isso, os derivados do tomate – como suco, polpa, molho e ketchup, são as melhores fontes de licopeno.

- PUBLICIDADE -

Benefícios do Licopeno:

O licopeno, quando absorvido pelo organismo, se transforma em um super antioxidante capaz de prevenir problemas cardíacos porque combate, com eficiência, o mau colesterol. Além disso, repara os danos provocados pelos chamados radicais livres blindando o organismo contra o envelhecimento das células. Como consequência há uma maior proteção da elasticidade da pele, retardando o aparecimento de rugas, e a prevenção de algumas doenças que surgem com a idade.

O licopeno também fortalece o sistema imunológico, aumenta a fertilidade masculina, previne a osteoporose, a degeneração macular e a catarata, além de proteger a pele dos raios ultravioletas, atuando como um filtro solar interno.

Diversos estudos também relacionam o consumo regular de licopeno a um risco menor de alguns tipos de câncer, como de esôfago, fígado, próstata, cólon, reto e pulmão.



PUBLICIDADES


One Response para o texto: “LICOPENO | O que é? – Benefícios”

  1. Zizi Navrro disse:

    A matéria sobre Licopeno é muito interessante e informativa. Adorei. Zizi

Deixe um Comentário

Antes de enviar seu Comentário, faça o cálculo abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by WordPress | Designed by: Best SUV | Thanks to Toyota SUV, Ford SUV and Best Truck